A questão da merenda escolar em Criciúma, que deve ser alvo de denúncia hoje na Câmara de Vereadores, já foi abordada várias vezes na Casa no decorrer do ano passado, em especial pela vereadora Tati Teixeira, do PSD, que é professora.
O alimento é produzido na Central de Merendas e distribuído nas escolas, e teve sua qualidade questionada.
O prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, fez questão de demonstrar o contrário. Não somente levava vereadores para o almoço em unidades escolares como autoridades para degustar
o cardápio na Central de Merenda. Foi o caso do deputado federal Celso Maldaner, do PMDB, em 2011.
O assunto foi pauta para o discurso do deputado em Brasília em agosto do ano passado: "Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero que fique registrada nos Anais da Casa a importante visita que fiz ontem, no Município de Criciúma, sul do Estado, ao Centro de Processamento de Merenda Escolar, onde é feito um trabalho inédito. Naquele Município, o Prefeito Clésio Salvaro conseguiu baixar os custos de cada refeição de R$ 2,30 para R$ 1,00.
O Centro serve todos os dias 16 mil refeições e conseguiu baixar o consumo de 500 litros de azeite por mês para 15 litros, gerando uma economia diária de aproximadamente 20 mil reais. Esse é um exemplo para o País, e por isso eu faço este pronunciamento", falou Maldaner.