A cidade de Criciúma conta atualmente com dois líderes consolidados: O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e a reitora da Unesc. Luciane Ceretta. O primeiro, pela aprovação que alcançou como prefeito principalmente com obras realizadas na cidade como os Parques, incluindo o astronômico, o elevado do Bairro São Luiz e projetos ainda em andamento como o Mirante do Morro Cechinel.
A segunda, por sua trajetória impecável como profissional da saúde, professora, pró-reitora, reitora e reitora reeleita com a maior votação da história da Unesc. Sob o comando dela, a Universidade definitivamente extrapolou fronteiras, alcançando posicionamento nunca antes visto. Além da reitoria, Luciane Ceretta faz parte do Conselho Estadual e Federal de Educação e recentemente foi eleita presidente da Acafe, Associação Catarinense de Fundações Educacionais.
Como líderes na cidade, ambos têm grande influência quando se trata também de política. Clésio Salvaro não pode concorrer à reeleição em 2024 e já determinou um nome que pode ser o candidato a prefeito. Trata-se de Arleu da Silveira, vereador reeleito em 2020 e atual Secretário-Geral da prefeitura.
Luciane Ceretta tem o nome constantemente citado como possível candidata a prefeita nas eleições do próximo ano, não por estar diretamente envolvida com questões políticas, mas pela força que representa como líder e como mulher. Não deve ser este no entanto, o caminho a ser seguido pela atual reitora da Unesc em 2024.
O mandato de Luciane Ceretta como reitora estende-se até 2025 e dificilmente ela o deixaria para concorrer a prefeitura de Criciúma. Mesmo assim, diante da forte liderança que ela exerce é inevitável que seu nome seja constantemente citado.