O delegado Rafael Iasco, da delegacia de Içara informou que dinheiro vivo (R$ 40 mil) caiu de um “esconderijo” na casa de um dos presos na Operação Iluminado, na manhã desta terça-feira em Içara.
“ O dinheiro foi apreendido, estava escondido em um local, a gente estava mexendo e caiu dinheiro do local lá de dentro, ele se justificou… Nem foi interrogado no momento porque ainda vamos analisar todas as provas enquanto essas pessoas ficarem presas temporariamente será então feita toda uma investigação”, disse na coletiva à imprensa na Delegacia da cidade.
Também participaram da entrevista coletiva na Delegacia de Içara o Delegado Regional André Milanese e a delegada Juliana Freitas. A Operação Iluminado foi deflagrada na manhã desta terça-feira na Cooperativa da cidade e investiga possíveis crimes de peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, sonegação fiscal e falsidade ideológica.
As investigações, relatou o delegado Rafael durante a coletiva, iniciaram há um ano após denúncias apresentadas à Polícia Civil.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão e não estão descartadas possíveis outras fases da mesma Operação. O delegado ouviu nesta terça-feira pelo menos seis pessoas e o total deve chegar a 60 pessoas nos próximos dias.
“ Há Indícios de que realmente houveram desvios mas precisamos descobrir qual o mecanismo utilizado e isso vai demorar”, antecipou o delegado. Ele confirmou também que foram apreendidos alguns bens como veículos.
A Polícia Civil não divulgou o nomes dos presos na Operação. Somente informou que dos quatro presos dois já foram liberados. Os que continuarão presos já passaram por audiência de custódia e serão encaminhados ao Presídio.