Comissão de Ética inicia processo contra deputado acusado de cometer violência política contra Júlia Zanatta - Karina Manarin

Comissão de Ética inicia processo contra deputado acusado de cometer violência política contra Júlia Zanatta

A Câmara dos Deputados vai definir nesta terça-feira (30) o relator da representação do Partido Liberal contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) na denúncia de assédio envolvendo a deputada catarinense Júlia Zanatta(PL). A postura do parlamentar será analisada na Comissão de Ética, responsável por atuar em situações de quebra de decoro parlamentar.

Deputada denunciou suposto assédio

O caso repercutiu nacionalmente no dia 12 de abril, após virem à tona imagens da reunião da Comissão de Segurança Pública, onde o deputado do PCdoB se aproxima por trás de Júlia Zanatta para chamar sua atenção e repreendê-la.

A deputada catarinense relatou nas suas redes sociais que se sentiu constrangida com a aproximação invasiva. Além disso, questionou como o caso seria tratado se fosse um parlamentar de direita agindo da mesma forma para abordar uma mulher de esquerda.

“Ele se sentiu à vontade para chegar por trás de mim e falar perto do meu ouvido como se tivéssemos intimidade. Eu nem sabia seu nome e nem o conhecia. Nunca dei essa liberdade”, ressaltou Julia. Na época, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) tentou negar as acusações. Entretanto, houve grande mobilização para que o caso fosse apurado e punido.

Além do processo no Conselho de Ética, também segue em tramitação uma representação feita à PGE pela Procuradora Raquel Branquinho, coordenadora do grupo contra violência de gênero do Ministério Público Eleitoral, que viu indícios do crime de assédio previsto no art. 326-B do Código Eleitoral.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.