O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que tem base eleitoral em Forquilhinha, no sul do estado, acredita na formação de um bloco de oposição para as eleições de 2024 e cita o PL como possível integrante desse bloco. Em reunião recente do PL no município, a deputada federal Júlia Zanatta falou em discurso que não poderia “arregar para essa corja”, referindo-se a presença de lideranças do PDT no evento.
Minotto no entanto lembra que o PT está na aliança que elegeu o atual prefeito, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), pré-candidato à reeleição em 2024.
“O PDT contribui para a formação de um bloco de oposição ao atual prefeito com o MDB, PP e PL. No PL existe uma ala ultraliberal e de extrema direita mas há de se lembrar que o atual prefeito tem o PT na sua aliança. Será que o PL fica lá? Entre o discurso e a prática vamos aguardar”, alfineta o deputado.
Na oposição desenham-se os nomes dos vereadores Marilda Casagrande (PP) e do atual presidente da Câmara, Valdeci Figueredo (PDT), como possíveis para concorrer a prefeitura em 2024. O empresário Walmir Rampinelli é nome que também orbita no cenário com possibilidade de filiação ao PL ou ao PP.
O PDT também participou da aliança que elegeu o atual prefeito dos município, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD) em 2020. O vice-prefeito da cidade Valcir Matias, o Chile é do PDT e entrou em rota de colisão com o prefeito.