O Secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande informou ao blog que o nome dele e da deputada federal Geovânia de Sá estão em pauta no PSDB de Criciúma para a candidatura a prefeito em 2024. O assunto entrou na pauta da reunião deste fim de semana com o presidente estadual do PSDB, deputado estadual Marcos Vieira.
“Tenho discutido muito com a Geovânia. Ela também tem esse desejo (de candidatura a prefeita) . O meu nome sempre esteve à disposição”, respondeu ao ser questionado se seu nome ainda estaria à disposição como pré-candidato a prefeito da cidade.
O nome de Acélio é citado como pré-candidato desde que o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro ainda estava no PSDB. Salvaro “abençoou” Arleu da Silveira como pré-candidato.
Salvaro migrou ao PSD e a tendência é que Arleu siga o mesmo caminho em 2024, na janela que permite aos vereadores trocarem de partido sem a perda do mandato.
Com a saída de Salvaro do PSDB, a cúpula estadual do partido entrou em campo principalmente na região sul. A visita dos deputados Vicente Caropreso e Marcos Vieira à região no fim de semana rendeu promessa para Acélio Casagrande assumir cadeira na Alesc.
Por ora, nem Acélio nem Geovânia podem sair do PSDB. Ela por ser deputada federal e ele por ser suplente de deputado estadual o que o impediria de assumir cadeira na Alesc.
A janela para os deputados migrarem sem a perda de mandato abre somente em 2026.
A presidência do PSDB em Criciúma também deve ficar com Geovânia de Sá ou com Acélio Casagrande.