Deputados estaduais Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Frente Parlamentar Santa Catarina e Itália, e Mauro de Nadal (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina anunciaram a possibilidade de um Consulado da Itália em Santa Catarina, Eles estão em missão na Itália e estiveram com o vice-ministro de Relações Internacionais Giorgio Silli.
“ Demos início às tratativas oficiais para a instalação dessa estrutura na capital catarinense. Vamos melhorar os serviços consulares, algo muito importante para quem busca a cidadania italiana. E vamos aproximar Santa Catarina da Itália, fomentando o intercâmbio em várias áreas, entre elas o turismo.”, enfatiza o deputado Caropreso.
A comitiva, que tem também os deputados Rodrigo Minotto (PDT) e Egídio Ferrari (PTB), também visitou a Universidade La Sapienzza, com reuniões que encaminharam intercâmbios com universidades catarinenses. Eles permanecem na Itália até o próximo dia 13 de setembro, quarta-feira.
Na região sul do Brasil, somente Santa Catarina ainda não possui um Consulado da Itália. Existe um em Porto Alegre e outro em Curitiba. Em Santa Catarina existe um Consulado honorário em Florianópolis e duas agências consulares sendo uma em Joinville e outra em Criciúma. A retirada da Cidadania Italiana só é possível nos consulados.
Confira como estão distribuídos no Brasil:
- Consulado Geral da Itália em Porto Alegre – RS.
- Consulado Geral da Itália de Curitiba – PR.
- Consulado Geral da Itália em São Paulo -SP.
- Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro -RJ.
- Consulado da Itália em Belo Horizonte -MG.
- Consulado da Itália no Recife – PE.