Chuvas em SC: Governador enfrenta resistência indígena e determina fechamento de barragem - Karina Manarin

Chuvas em SC: Governador enfrenta resistência indígena e determina fechamento de barragem

O Governo de Santa Catarina determinou neste sábado (7), fechamento das Barragens de Ituporanga e José Boiteux. As ações foram acompanhadas pela Polícia Militar e no caso de José Boiteux, do Bope. Em coletiva à imprensa, o governador Jorginho Mello explicou que a Barragem de José Boiteux é a maior do estado e com capacidade para conter grande volume de água.

A decisão enfrenta resistência de indígenas que vivem nas proximidades da barragem e fizeram barricadas para tentar evitar o fechamento de duas compotas. 

Governador concedeu coletiva à imprensa neste sábado. FOTO: Assessoria Governo de SC

“Temos ali uma questão indígena que vai ser avaliada e atendida, mas a barragem precisa ser fechada nesse momento para que tenhamos mais uma alternativa para contenção da água”, explicou o governador, acrescentando que todas as estruturas do Governo estão mobilizadas, cada uma em sua área de atuação, para minimizar os impactos da enchente que atinge praticamente todo o estado.

O governador estava acompanhado na coletiva dos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar, Fabiano de Souza; da Polícia Militar, Aurélio José Pelozato da Rosa; e do secretário da Defesa e Proteção Civil, coronel Luiz Armando Schroeder Reis

O secretário da Proteção e Defesa Civil confirmou a segunda morte no estado desde o começo das fortes chuvas. Desta vez o óbito foi na cidade de Palmeira. Coronel Armando também reforçou que o trabalho conjunto de todos os órgãos do estado ganhou o suporte do Exército Brasileiro.

 “Nós estamos também acionando além das tropas que são do estado, Polícia Militar e Bombeiros, nós acionamos as Forças Armadas para nos apoiar. O Exército Brasileiro por ter uma estrutura maior aqui em Santa Catarina já se posicionou. O comando da brigada, o general Trindade está em Blumenau com tropas, vieram tropas do Paraná com anfíbios e blindados. Nós temos helicópteros que já chegaram aqui e unidades de engenharia operando”

O comandante-geral da PMSC, Aurélio Pelozato da Rosa, explicou que o momento é de ajuda à população. “A Polícia Militar está mobilizada em todo o estado, nossas aeronaves, nosso efetivo, nossa viaturas. Nós interrompemos a nossa formação, os nossos alunos estão por todo o estado e todo o efetivo de prontidão e mobilizado não só pra medidas de preservação da ordem pública. Agora é um momento de socorro, então nós estamos socorrendo as vítimas e assim que a situação for normalizando a gente passa a intensificar nossas medidas e operações de preservação da ordem pública”.

Já o comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza, reiterou o pedido do governador Jorginho Mello para que a população atenda às orientações oficiais e se proteja. “Desde a última terça-feira o Estado e o Corpo de Bombeiros já vêm atendendo ocorrências. O Governo do Estado se preparou, os municípios se prepararam e o mais importante: a população catarinense se preparou para o impacto que viria no sábado e no domingo. O mais importante, além de todas as ocorrências que já estão sendo atendidas, todo o apoio que vem sendo prestados aos municípios, o mais importante é que a população se proteja e evite áreas de risco”, pede o coronel.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.