O governador Jorginho Mello (PL), anunciou na tarde deste domingo (8), o fechamento de duas comportas da Barragem de José Boiteux. “Conseguimos executar com sucesso a operação. Essa importante ação vai reduzir o nível do rio Itajaí Açu, em Blumenau, minimizando o impacto das cheias. Seguimos monitorando o volume de chuvas na região e em todo o estado. A proteção das pessoas é nossa prioridade”, manifestou-se através de suas redes sociais.
O fechamento das comportas da barragem contou com o apoio das Polícias Militar e Federal.
O governador pontuou ainda que as negociações com a comunidade indígena do local começaram na noite deste sábado (7) e que todos os itens da pauta de reivindicação foram e serão atendidos pelo Governo do Estado.
“Enviamos tudo o que eles pediram, desde mais de 900 cestas básicas até uma ambulância que já está no posto da PM de José Boiteux, além disso, seguiremos investindo em melhorias de infraestrutura, principalmente, e de convivência social que aquela comunidade pede há mais de 20 anos”, garantiu o governador.
O Comandante-Geral da PM em Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa comandante geral da PM em Santa Catarina, divulgou vídeo garantindo que a Operação desta manhã foi iniciada pacificamente após intensa negociação entre os indígenas. “As exigências estavam sendo atendidas nesta manhã quando um pequeno grupo atacou policiais e tentou retirar as armas deles”, informou. “A PM não sai para a rua para entrar em confronto”, concluiu ele na gravação.
O impasse em José Boiteux estende-se por mais de 20 anos, desde a construção da Barragem em área indígena com promessa de compensação não cumpridas pelo estado. O governador Jorginho Mello (PL), no comando do Executivo estadual há dez meses, tem demonstrado boa vontade em resolver o impasse.
Tanto que já convocou várias reuniões para trata do tema e em reunião do evento Santa Catarina levada a Sério em Blumenau, ao ser indagado pelo tema pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), falou com propriedade sobre o assunto.