A partir de outubro de 2024 o governo do estado de Santa Catarina terá mais clareza sobre a vocação dos aeroportos através do Plano Aeroviário Estadual, que avalia a potencialidade de aviação comercial e de carga.
A elaboração do Plano está sob a responsabilidade do Laboratório de Logística e Transporte da Universidade Federal de Santa Catarina e envolve também o aeroporto de Forquilhinha, no sul do estado, que teve as operações reabertas nesta quarta-feira (11) mas só para vosso executivos.
“O Lab Trans fez o Plano aeroviário nacional e com esse estudo em Santa Catarina poderemos ter mais clara a demanda e potencialidade de cada região para avaliar sobre aviação comercial e de carga. Vai ser um estudo muito completo”, explicou o Diretor de Integração de Modais da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral durante a inauguração da revitalização do aeroporto de Forquilhinha nesta quarta-feira (11).
O aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha está sem voos comerciais desde 2016 e em 2022 havia sido fechado também para voos executivos. O governo do estado investiu R$ 17 milhões na revitalização.
O Plano aeroviário estadual deve nortear a vocação ou não do aeroporto, para o retorno de voos comerciais.