O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, já tem a fórmula para administrar o aeroporto Diomício Freitas a partir de março, quando o governo de Santa Catarina repassa o comando para a prefeitura local. Ele explicou ao blog que o acordo foi fechado nesta quarta-feira (11), logo após a entrega da revitalização do aeroporto, com investimento de R$ 17 milhe por parte do Governo de Santa Catarina.
“Não vai ser uma PPP. A administração do aeroporto será da prefeitura e o grupo de empresários com quem falei vai indicar um gestor. Teremos recursos do aluguel dos angares e do próprio posto de combustível com os quais faremos a manutenção “, explicou.
O aeroporto de Forquilhinha estava fechado desde o início de 2022. Mesmo com a abertura das operações nesta semana, ainda será só para aeronaves particulares. O Saer, Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul de Santa Catarina também vai se instalar no aeroporto.
Os planos do prefeito envolvem o retorno de voos comerciais mas para isso ele precisa da estação meteorológica com custo de R$ 3,8 milhões e da construção da estrutura para o Saer, com custo de R1,2 milhão.
“Tanto os recursos para a estação quanto para o Saer já temos garantidos e já estou conversando com empresas para que possam operar no aeroporto”, antecipa o prefeito sem revelar quais.