A deputada federal Júlia Zanatta (PL), protestou durante votação na madrugada desta quinta-feira (30), na Câmara dos Deputados, com a leitura de uma receita. O protesto foi em referência ao adiantado do horário e a forma como foram encaminhados e votados alguns projetos como o que altera a Lei de Licitações. ” Vou falar em meu nome e dos outros deputados que protestaram aqui por essa falta de tempo. E dizer que se não importa o que está escrito, se não é para a gente ler, eu quero ler aqui a receita de uma sobremesa que eu gosto de fazer em casa”, disse a deputada.
O presidente da Casa, Arthur Lira (PP), comandou a votação de outras propostas e havia anunciado que encerraria a sessão. Não entanto, ele se ausentou e a sessão teve continuidade através de vice-presidentes da Casa.
Em meio a votação já após a meia-noite, a deputada Júlia Zanatta, que votou contra a proposta que altera a Lei de Licitações, leu uma receita de sobremesa. No vídeo ela explica tratar-se de um protesto.
Receitas de bolo foram amplamente utilizadas pela imprensa na época do Regime Militar no Brasil. No lugar das matérias vetadas, eram publicadas as receitas.