O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, visitou na tarde desta terça-feira (5) a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ele foi recebido pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), e por outros parlamentares, na sala de reuniões da Presidência da Casa.
Cortese estava acompanhado da cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugenia Berti, além de autoridades consulares. O embaixador confirmou a instalação de um escritório consular da Itália em Florianópolis, ligado ao Consulado-Geral de Curitiba, responsável pelo atendimento ao Paraná e Santa Catarina.
Foi a primeira visita oficial de Cortese a Santa Catarina. Ele assumiu o cargo em outubro, vindo da Áustria. Aos deputados, ele destacou a representatividade do estado na colônia italiana brasileira.
“Santa Catarina tem uma das maiores porcentagens de descendentes de italianos no Brasil”, afirmou o embaixador. “Temos que fortalecer a presença consular no estado.”
Cortese afirmou que gostaria de inaugurar o escritório consular ainda em 2024, em comemoração aos 150 anos do início da imigração italiana para o Brasil.