A presença de líderes políticos em eventos revela muito sobre possibilidades. Assim foi na festa da virada em Florianópolis que contou com a presença de representantes de vários partidos refletindo a hipótese de uma grande aliança para a disputa eleitoral de 2024.
A começar pelo próprio governador Jorginho Mello, presidente estadual do PL e seu filho, Bruno Mello. Mais que isso, compareceram ao evento líderes do MDB, PP, Republicanos e PSD, partido do prefeito Topázio Neto, pré-candidato à reeleição.
Ex-vice-prefeito da Capital, Topázio assumiu o posto de prefeito com a renúncia de Gean Loureiro para concorrer ao governo de Santa Catarina em 2022. Até então, era anônimo no cenário, mantendo a discrição e o respeito por quem estava na vitrine, no caso Loureiro.
Ao assumir o comando da prefeitura da Capital, se destacou com a autenticidade no modo de mostrar as obras e enfrentar os problemas que uma missão de tamanha monta demanda. Assim, se tornou favorito na corrida eleitoral para 2024.
O espetáculo da virada foi mais uma cartada ousada do prefeito, com a retirada de fogos de artifício e inovações como drones e laser. Inovar demanda críticas e mesmo correndo o risco, os líderes de partidos significativos em uma aliança compareceram ao evento.
O deputado estadual Júlio Garcia, principal liderança do PSD em Santa Catarina prestigiou o evento.
Presentes também o presidente estadual do PP, Leodegar Tiscoski e o secretário-geral do partido em Santa Catarina, Aldo Rosa, que trabalham articulações do PP em municípios para o pleito do próximo ano. O MDB esteve representado pelo vice-presidente da sigla em Florianópolis, Cel Márcio Alves e o Republicanos pelo presidente da sigla na Capital, Bispo Flori Ramos.
Do PL, além do governador Jorginho Mello e seu filho Bruno, um dos nomes cotados para compor como vice em possível chapa encabeçada por Topázio Neto, marcaram presença no evento da virada a vereadora Maryanne Matos e João da Luz, atual Secretário de Limpeza e manutenção Urbana de Florianópolis. Os dois também figuram como possíveis em composição majoritária.
Há nos bastidores a informação que o ex-prefeito Gean Loureiro, presidente estadual do União Brasil, possa se manifestar em favor de aliança com Topázio para as eleições do próximo ano. Seria então mais uma sigla em uma coligação que parece estar em andamento.
Foi o que se percebeu no apagar das luzes de 2023.