O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), deu mais um passo nesta segunda-feira (22), para conseguir a transferência das casas da Praça do Congresso para a Prefeitura. O assunto foi discutido com o General de Brigada José Luiz Araújo dos Santos no Quartel-General Integrado do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre.
As oito casas pertencem às Forças Armadas . Participaram do encontro Marcos Mendonça, presidente da Fundação Cultural, Valcir Zanette, presidente da Acic e Luciano Bilessimo pró-reitor da SATC.
A intenção, antecipada pelo blog no dia 8 de janeiro, é que as Casas fiquem com as Etnias e a tradicional festa da cidade seja realizada no local.
O prefeito apresentou a proposta, ressaltando a relevância histórica para a cidade, e o general se comprometeu a encaminhar o processo à Secretaria do Patrimônio da União – SPU. Este órgão, vinculado ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, é responsável pela gestão do Patrimônio do Governo Federal.
A iniciativa visa a transformar a Vila das Etnias em um local fixo, com a instalação inclusive dos restaurantes durante todo o ano.