O Centro de Inovação de Criciúma e região será inaugurado no dia 26 de abril às 10 horas. A data foi definida em reunião na manhã desta quarta-feira (28) com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.
No encontro também o prefeito Clésio Salvaro (PSD), a reitora da Unesc, Luciane Ceretta entre outros convidados. Também ficou formalizado que a Unesc será a gestora do Centro de Inovação de Criciuma e região.
O prédio que abrigará o Centro de Inovação foi comprado pela Unesc em 2014, em leilão público por R$ 10,7 milhões. A construção havia sido iniciada em 2011, no governo do prefeito Clésio Salvaro para o ensino fundamental e infantil. A construção foi paralisada em 2012 e o leilão realizado no governo de Márcio Búrigo.
O projeto de instalação do Centro de Inovação em Criciúma atravessou governos.
Em 2014, no governo de Raimundo Colombo, em planejamento do então Secretário Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhuasen, seriam 13 centros de inovação distribuídos por Santa Catarina nos municípios de: Lages, Chapecó, Joaçaba, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Tubarão, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Brusque, Rio do Sul e Itajaí.
Na região Sul, em 2019, governo de Carlos Moisés, o Centro chegou a ser incluído como prioridade entre as reivindicações da bancada do Sul. No mesmo ano a reitora Luciane Ceretta manifestou a intenção de instalação do Centro de Inovação no que seria o Complexo Educacional Nereu Guidi, já de propriedade da Universidade. Em 2021, o mesmo governo repassou recursos na ordem de R$ 8,7 milhões para a reforma do local.
O Centro de Inovação incentiva o processo de produção de produtos tecnológicos através de experiências criativas, parcerias e compartilhamento de ideias. Cada Centro de Inovação tem o papel de ativar o ecossistema local e com isso possibilitar a geração de negócios inovadores.