O governador Jorginho Mello continua empenhado para a possível filiação do deputado federal Ricardo Guidi, que é secretário estadual de Meio Ambiente e Economia Verde, ao PL.
Na entrevista que concedeu ao blog durante café da manhã em homenagem as Mulheres, neste dia 8 de março, o governador revelou que tem agenda com o presidente nacional do PSD Gilberto Kassab, na próxima semana. Na pauta, o pedido de liberação do deputado do PSD sem a perda de mandato.
Isso porque, a janela aberta neste dia 7 de março e que vai até o dia 6 de abril, só permite a troca de partido sem a perda de mandatos para vereadores. No caso dos deputados, quem migrar a outra sigla estará sujeito a perda do mandato.
Na entrevista o governador afirmou que o PL terá candidato em Criciúma mesmo que não seja o deputado Ricardo Guidi.
Eleições em Criciúma governador. O Ricardo Guidi se filia ao PL?
Eu vou conversar sobre esse assunto com o Kassab com quem tenho uma boa relação.
Quando o sr vai conversar com o Kassab?
Na semana que vem.
Já está marcado então?
Já está marcado
E o sr pretende uma carta para que o deputado federal Ricardo Guidi seja liberado sem a perda de mandato?
Eu quero que ele libere o Guidi porque é um rapaz jovem, ganha a eleição em Criciúma.. é um erro estratégico do PSD não colocar ele como candidato. É um candidato leve, chegou a vez dele. Candidatura a gente não inventa. Candidatura tem que ser construída ao longo do tempo e a sociedade sabe reconhecer isso. Então nada contra o candidato Arleu, em absoluto mas o Guidi será o próximo prefeito. Pelo PSD ou pelo PL.
O sr está convicto que ele se filia ao PL ou falta essa carta de liberação? Como está essa conversa entre o sr e ele?
Ele é muito responsável. Ele tem um mandato que ele tem que preservar, que é um mandato que ele representa o sul de Santa Catarina. Então ele tem responsabilidade com isso. Mandato conquistado a gente não joga para cima assim sem mais sem menos. E ele está tentando de todas as formas que ele seja reconhecido como candidato do PSD porque ele tem todo o direito. Aliás, para ganhar a eleição tem que disputar a eleição quem tem mais votos, quem tem mais possibilidade. Então eu de forma muito respeitosa tenho tratado esse assunto porque eu sou amigo do Clésio Salvaro, sou amigo de todas as lideranças, amigo do deputado Júlio, entendeu? Criciúma é uma das cidades mais importantes de Santa Catarina…
Mas tem possibilidade de entendimento PL e PSD… Daqui a pouco se o Ricardo Guidi não for o candidato o PL indicar um vice para o Arleu? Tem alguma possibilidade ou é somente se for o Guidi o candidato?
Não, não tem essa possibilidade. Nós queremos ter candidato a prefeito. Se não for o Guidi vai ser outra pessoa.
O sr já tem algum nome a mais?
A gente sempre tem. Estamos conversando com as pessoas como repito, de forma muito pacienciosa e muito responsável, pela importância da cidade.
Então o PL terá candidato a prefeito de Criciúma mesmo que não seja o Guidi?
Sim. A gente torce para que seja ele porque ele será o grande eleitor e o grande vitorioso dessa eleição.