Nos Estados Unidos deputados denunciam escalada de repressão e autoritarismo no Brasil - Karina Manarin

Nos Estados Unidos deputados denunciam escalada de repressão e autoritarismo no Brasil

O deputado federal Daniel Freitas (PL), de Criciúma,  está em agenda oficial em Washington D.C, a capital dos Estados Unidos, junto com outros colegas da oposição, para tentarem expor a situação em que vive o Brasil atualmente. 

“Se alguém me falasse há uns cinco anos que viveríamos isso no Brasil, eu acharia que esta pessoa teria perdido o juízo. É surreal termos um deputado federal preso por crime de opinião, ou pessoas honestas que ainda estão enclausuradas na penitenciária sob a pecha de terroristas ou golpistas. Sou um parlamentar do Congresso Nacional que fui reeleito pelo povo e vejo invariavelmente o Poder Judiciário ultrapassar os limites e avançar para cima dos demais Poderes. Como pode isso estar acontecendo sob o silêncio vergonhoso de grande parte da sociedade? Eu não posso ficar de braços cruzados vendo isso acontecer”, explica o deputado Daniel Freitas.

Os parlamentares avaliam como “estranha” a não divulgação ampla de fatos como  prisões ilegais e inquéritos intermináveis,  episódios de censura prévia,  buscas e apreensões intimidatórias, a clara perseguição aos conservadores e demais atrocidades .

A comitiva é composta por dezenove deputados da ala conservadora do Congresso brasileiro, além de jornalistas , como  Allan dos Santos, Rodrigo Constantino e Paulo Figueiredo, da ex-juíza Ludmila Grilo que atualmente vive exilada nos Estados Unidos, do jornalista português Sérgio Tavares que ficou internacionalmente conhecido por ter sido detido pela Polícia Federal no dia 25 de fevereiro enquanto cobria manifestação em São Paulo, entre outros.

A comitiva brasileira participou nesta terça-feira (12), de uma coletiva de imprensa, a qual foi organizada pelo deputado americano do Partido Republicano, Christopher Smith. Ele é o Presidente de Comitê da Câmara dos EUA, deputado pelo partido Republicano e Presidente do Comitê Global de Direitos Humanos.“O que eu vejo no Brasil hoje, principalmente em investigações de Alexandre de Moraes, é chamado de ‘governar pela Lei’, o oposto do Estado de Direito”, disse o deputado americano durante a coletiva.

Deputado Daniel Freitas e Chris Smith deputado americano

Ele também afirmou que irá propor uma legislação chamada ‘Lei da Democracia, Liberdade e dos Direitos Humanos no Brasil’.

Os parlamentares brasileiros estiveram também em reunião fechada no Capitólio com o deputado Bill Huizenga, e ainda hoje terão outros dois compromissos reservados com autoridades americanas. As agendas oficiais com políticos e jornalistas americanos seguirão ao longo desta semana.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.