A Secretaria Estadual de Saúde classificou através de nota oficial de sua assessoria, o cenário atual enfrentado no setor saúde como “desafiador”, com aumento de casos de dengue e doenças respiratórias. São, segundo a nota, 244 pacientes internados com dengue, sendo 26 com dengue hemorrágica. Houve também segundo a nota, 39% de aumento em internações referentes a doenças respiratórias.
Outro ponto destacado na nota é a realização de cirurgias eletivas. O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), classificou essa questão como uma “conversa torta” que precisa ser esclarecida.
A nota da Secretaria informa que havia mais de 200 mil pacientes em fila de espera e que foram realizadas 405.896 cirurgias entre eletivas e emergenciais no período de janeiro de 2023 a março de 2024.
O texto da nota também ressalta que foram abertos 150 novos leitos de UTI. A assessoria informou ao blog também que pela nota havia previsão para a abertura de oito novos leitos em Caçador, o que aconteceu nesta semana.
A Secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto estará na Comissão de Saúde da Alesc na próxima terça-feira. Ela foi convocada pelos deputados para tirar dúvidas referentes ao setor saúde em Santa Catarina.
Confira a nota na íntegra: