O senador Esperidião Amin esteve nesta segunda-feira (22), no Estaleiro Brasil Sul da Thyssenkrup, em Itajaí, acompanhando o Programa de Construção das Fragatas Classe Tamandaré, que consiste na construção de navios de guerra para a renovação da esquadra da Marinha Brasileira. Trata-se de um programa que destaca Santa Catarina, tendo a construção de quatro navios que serão utilizados na frota da Marinha.
— Esse é um investimento diferenciado. O que nós pudermos fazer para preservá-lo, aprimorá-lo e dar continuidade, acho que será mais que uma obrigação que todos nós temos para servir bem o nosso país – destacou Esperidião Amin.
Conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), o Programa Fragatas Classe Tamandaré é um projeto naval desenvolvido no país, prevendo a construção, em território nacional, de quatro navios de guerra.
As embarcações devem atingir capacidade operacional para proteger as Águas Jurisdicionais Brasileiras, gerando transferência de tecnologia e licença perpétua, e promover a indústria local e a Construção Naval no país. A Marinha do Brasil prevê que o Programa, como um todo, possa gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.
— Nós não podemos perder de mente considerar prioritária a emenda constitucional nº 55 para estabelecer a programação orçamentária mínima para o Ministério da Defesa e dispor sobre projetos estratégicos para a Defesa Nacional. É muito importante valorizarmos a indústria da Defesa. O país que esquece da indústria está perdido. E quem esquece da indústria da defesa, esquece o que é excelência – finalizou.
O lançamento da Fragata Tamandaré está estimado para agosto de 2024 e a sua entrega para a Marinha do Brasil no final de 2025.