O evento que reuniu prefeitos em mandato pelo PL em Santa Catarina e pré-candidatos a prefeito e vereadores nas eleições deste ano foi organizado pela executiva estadual do partido, sob o comando do governador Jorginho Mello.
Isso significa que quem foi convidado está na lista do governador, que é o presidente do PL em Santa Catarina, como pelo menos preferencial para participar das eleições deste ano.
Neste cenário, chamou atenção a presença do empresário Walmir Rampinelli, que colocou o nome à disposição para entrar na disputa eleitoral por Forquilhinha neste ano.
O PL tem dois grupos no município, sendo um deles com assento na prefeitura municipal e o outro sob o comando de Walmir Rampinelli, que tem também o vereador Dinho Rampinelli na Câmara.
A presença de Rampinelli no evento junto com o ex-presidente Bolsonaro e a convite do governador Jorginho Mello indica que de fato uma disputa entre o PL e o PSD do atual prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, se desenha na cidade.
Além dele marcaram presença Ricardo Guidi, pré-candidato do PL em Criciúma, a vereadora Jórgia Guglielmi, pré-candidata a prefeita de Morro da Fumaça pelo PL, o também vereador Aroldo Frigo Júnior, pré-candidato a prefeito de Nova Veneza pelo PL e a prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, pré-candidata à reeleição.