O secretário de Estado da Segurança Pública, deputado Sargento Lima, vai coordenar, em Santa Catarina, a Frente Parlamentar Mista Invasão Zero. Nesta terça-feira, em Brasília, Lima foi nomeado coordenador pelo deputado federal Luciano Zucco (PL), que coordena o movimento no país.
A Frente, explica Lima, é uma iniciativa para combater a invasão de propriedades no país. “Trata-se de uma resposta às crescentes preocupações com invasões de terras em várias regiões do Brasil” enfatiza .
O trabalho efetivo como coordenador se inicia logo após o retorno do deputado à Alesc, cuja data ainda não está marcada.
Essa Frente foi criada após a CPI do MST, que investigou invasões de terras. Logo após o término da comissão, os parlamentares observaram aumento nas invasões e ameaças de ocupação.
No Congresso Nacional, a primeira ação da Frente Parlamentar será solicitar regime de urgência para a tramitação de projetos de lei em discussão na Câmara dos Deputados. O foco desses projetos é reforçar a legislação contra as ocupações ilegais no campo. Entre as propostas, a que os invasores de propriedade rurais sejam impedidos de receber benefícios sociais do governo e que sejam excluídos de listas de programas de reforma agrária.
Participaram da posse o deputado federal Rafael Pezenti (MDB) e o senador Jorge Seif (PL).