O encontro do Governador Jorginho Mello e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, nesta quinta-feira (9), em Brasília comprova a atitude acertada do governador ao alertar sobre as multas a caminhões com ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul.
Na gravação, divulgada na última quarta-feira (8), o governador de Santa Catarina expôs a situação e solicitou providências.
No mesmo dia, quarta-feira (8), a ANTT, baixou uma portaria regulamentando a situação e no dia seguinte, nesta quinta-feira (9), Rafael Vitale e Jorginho Mello trocaram informações para otimizar a logística para entregas de doações ao Rio Grande do Sul.
“Santa Catarina é o único estado brasileiro que faz divisa com os irmãos gaúchos, portanto, é fundamental estarmos alinhados para que a ajuda chegue de forma rápida e organizada. O objetivo do Governo de SC é contribuir e colaborar”, disse o governador.
Além da Portaria que regulamenta as regras para transporte de doações, a ANTT se comprometeu com a anulação de quaisquer multas a veículos utilizados para o transporte dessas doações.
“Vim aqui me reunir com o governador Jorginho Mello para estreitar as relações entre a ANTT e o Governo de SC. Todas as doações vão passar por Santa Catarina para chegar ao Rio Grande do Sul, por isso é muito importante que as equipes estejam conectadas e alinhadas nas ações. Depois da Portaria 110 que publicamos ontem, as coisas tem rodado mais fácil e os donativos estão chegando de maneira mais expressa”, disse o diretor-geral da ANTT durante o encontro com o governador em Brasília nesta quinta-feira.
Diante de uma catástrofe como a que assistimos no Rio Grande do Sul, nada mais salutar que o diálogo para buscar soluções mais rápidas de auxílio ao estado vizinho.