O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), anunciou nesta quarta-feira (15), o início da obra da Rua Coberta, no centro da cidade, para o dia 1 de junho. O prazo da obra é de cinco meses portanto, a intenção é inaugurar ainda neste ano.
O anúncio aconteceu durante almoço organizado pela CDL de Criciúma em agradecimento ao prefeito, Fundação Cultural e imprensa pela dedicação e colaboração nos eventos do natal de 2023.
Na ocasião, aconteceu também o início do planejamento das atividades para o natal deste ano.
Em seu discurso, Salvaro destacou o desafio de revitalização constante do centro da cidade para que se mantenha vivo em comércio e atividades. O prefeito destacou obras como a iluminação subterrânea, o cabal auxiliar do Rio Criciúma, a Rua Coberta recém inaugurada e anunciou a obra da Praça Coberta na Praça Nereu Ramos, entre as Avenidas Ruy Barbosa e Dr. Getúlio Vargas.
O projeto da estrutura, que será utilizada para a realização de eventos, foi realizado pela Unesc. Estima-se que a Praça Coberta cubra uma área de 55 metros de extensão por 15 metros de largura, com área de intervenção de 882,13 m².
O investimento para a implantação da obra é de aproximadamente R$ 3 milhões, com prazo de execução de 150 dias (cinco meses).
O projeto da Praça Coberta prevê a instalação de cobertura de telha térmica, o que favorece o conforto térmico, e policarbonato (iluminação natural) sobre a estrutura metálica, criando pórticos em diferentes níveis.
A estrutura contrasta com o entorno histórico, em respeito à arquitetura das edificações existentes, de diferentes temporalidades.
Desta forma, a materialidade utilizada no projeto Praça Coberta remete à história do município, em alusão ao período de mineração, importante ciclo econômico na história da cidade.
Durante o almoço, o presidente da CDL André Luiz Santiago de Castro, destacou a importância da parceria com a Fundação Cultural de Criciúma para apoiar as ideias dos lojistas e investir ainda mais no natal deste ano, data significativa para o comércio. Ele reforçou que o objetivo é transformar essa época importante para a economia em um momento especial para os consumidores.
O prefeito Clésio Salvaro destacou a parceria da CDL com o governo e antecipou que a prefeitura aportará recursos para eventos do Natal 2024 na cidade.