O deputado federal catarinense Rafael Pezenti (MDB), fez alerta sobre o leilão autorizado pelo governo federal para a compra de arroz, programado para esta terça-feira 21 de maio. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o parlamentar acusa o presidente Lula de estar espalhando mentiras sobre a possibilidade de desabastecimento.
Ele explica que antes das cheias no Rio Grande do Sul, havia sido colhida cerca de 80% da safra e a queda prevista é de 2%. “Existe arroz suficiente. A dificuldade é na logística já que pontes e estradas foram destruídas.”, resume.
O deputado diz que a mentira espalhada pelo próprio governo federal está causando uma “bagunça” levando pessoas a correr ao mercado para esvaziar as prateleiras de arroz e “aí sim causar o desabastecimento”.
Pezenti sugere que o presidente Lula cancele o leilão e utilize os recursos na ordem de meio bilhão de reais para a reconstrução de estradas e pontes, o que vai auxiliar o mercado interno a vender o arroz produzido no Rio Grande do Sul.