O empenho de lideranças políticas do Sul em prol da Transição Energética Justa - Karina Manarin

O empenho de lideranças políticas do Sul em prol da Transição Energética Justa

O Governador Jorginho Mello (PL), cumpre agenda em Criciúma nesta segunda-feira (27). Junto com o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi, o governador lança o Plano Estadual de Transição Energética Justa visando a diminuir impactos sociais, ambientais e econômicos diante da transição para energias mais limpas.

Governador Jorginho Mello estará em Criciúma nesta segunda-feira (27)

A transição Energética Justa é pauta pelo menos desde 2021, quando Jorginho Mello era senador da República.

Em 2021, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou projeto que instituiu a transição política do Carvão em Santa Catarina, resultado da união dos oito deputados da bancada do sul.

Na mesma época, em Brasília era aprovado o Programa de Transição Energética justa, que teve relatoria da deputada Geovânia de Sá e emenda do deputado federal Ricardo Guidi para que a atividade carbonífera fosse estendida até 2040. Até então, o prazo seria 2027.

Projeto de autoria do senador Esperidião Amin teve relatoria de Geovânia de Sá e emenda de Ricardo Guidi. Aprovação foi em dezembro de 2021

Os dois projetos contaram com intensa articulação de líderes políticos de peso no estado como o senador Esperidião Amin, a então deputada federal Ângela Amin e o deputado estadual Júlio Garcia, consolidando união de forças do sul para o setor.

Transição Energética Justa esteve em pauta em Brasília e em SC desde 2021

A região sul concentra o maior impacto econômico na transição, devido a readequação das Termoelétricas já que 15% da economia local vem do setor.

A atividade garante mais de 20 mil empregos e beneficia cerca de 100 mil pessoas de forma direta e indireta. Além disso, fatura mais de 6 bilhões de reais por ano e movimenta diferentes setores da região.

A iniciativa do Governo de Santa Catarina, de lançamento de um Plano Estadual para a Transição Energética acrescenta aos esforços que estão em andamento, fruto da união das lideranças políticas de Santa Catarina em prol de uma causa que impacta diretamente na economia do estado.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.