As festividades de aniversário de Nova Veneza iniciam sempre com o tradicional baile de gala, que recria as tradicionais festas de Veneza, na Itália, no século XVII. A edição deste ano foi realizada na noite deste sábado (1) e contou com a participação de mais de 300 turistas de diversas regiões do Brasil. A festa onde os trajes típicos e o uso de máscara são peças indispensáveis, traz toda a magia do Carnevale di Venezia.
O tema deste ano foram as deusas da fertilidade. Elas que desempenham um papel significativo nas mitologias e culturas ao redor do mundo. Sua importância está relacionada à sua associação com a fertilidade da terra, das plantas e dos seres humanos. Como já é de costume, foram apresentados 20 novos trajes que também estarão presentes no desfile do dia 22 de junho.
O baile de gala está em sua 15ª edição e iniciou para comemorar os 50 anos de emancipação político-administrativa e aproximar ainda mais a cidade mais italiana do sul do estado com a Itália. Assim como aconteceu com a vinda da gôndola em 2006. “As primeiras máscaras buscamos diretamente de Veneza, onde tudo começou. E quando trouxemos as primeiras, começamos a incentivar as nossas artesãs a produzir os adereços e também os trajes. E hoje nos tornamos referência em realizarmos o único baile, deste tipo, fora da Itália”, comenta a primeira dama, Neni Frigo.
O Baile de Gala se tornou um dos atrativos mais procurados pelos turistas, tendo reservas com meses de antecedência. “Nova Veneza já se consolidou no cenário nacional como a cidade da cultura italiana. E o baile entrou no calendário de eventos e as agências de turismo fecham pacotes para esta experiência na nossa cidade”, revela a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.
O prefeito Rogério Frigo destacou o impacto das festividades na economia do município. “O turismo já é um dos principais setores da nossa economia. São milhares de pessoas que vêm à Nova Veneza durante o ano. E durante o mês de junho, isso se intensifica com as festividades. E o que nos dá muita alegria porque envolve muitas pessoas da cidade, desde costureiras, cozinheiros, produtores rurais e comércio”, afirma.
18ª Festa da Gastronomia
A Festa da Gastronomia chega na sua 18ª edição para comemorar os 133 anos de colonização e 66 anos de emancipação de Nova Veneza. E este ano a programação inicia no dia 20 e se estende até o dia 23 de junho. A atração que abre as festividades, é a banda gaúcha Papas da Língua que traz para a cidade a turnê de 30 anos da banda. Ao longo dos demais dias de festa, muita cultura, música e gastronomia italiana estão presentes na região central da cidade.
Os dois palcos do evento vão receber mais de 200 artistas locais e regionais, além dos restaurantes da praça de alimentação e os estabelecimentos tradicionais da cidade que estão funcionando em horário especial durante os quatro dias de festa.