Multihospital: Florianópolis ganha serviço de saúde inédito no Brasil - Karina Manarin

Multihospital: Florianópolis ganha serviço de saúde inédito no Brasil

Mais que digno de registro, o Multihospital, inaugurado em Florianópolis neste fim de semana é um marco no setor saúde da Capital de Santa Catarina. São oito dispositivos públicos que consolidam serviço inédito no Brasil com atuação de forma integrada possibilitando resolver com mais facilidade as necessidades da população. 

O multihospital está instalado onde por muitos anos funcionou o aeroporto de Florianópolis. 

A ideia de transformar o imóvel desativado em um complexo de saúde jamais visto nos 351 anos da história de Florianópolis ganhou impulso com parcerias que o prefeito Topázio Neto fez questão de destacar e agradecer durante a inauguração no último sábado 1 de junho com a participação do governador Jorginho Mello (PL).

Governador Jorginho Mello e o prefeito Topázio Neto

 O governo do estado é dos principais parceiros do projeto que teve também emendas de senadores, deputados estaduais e federais para que pudesse se tornar realidade. 

A principal novidade entre os serviços do complexo é o primeiro hospital municipal de Florianópolis. Operando no regime de Hospital Dia, realiza atendimento especializado em procedimentos cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, com permanência máxima de 12 horas do paciente. 

O serviço terá consultas ambulatoriais e cirúrgicas, exames diagnósticos e cirurgias de baixa e média complexidade (oftalmológicas, ortopédicas, hérnia, vasectomia, entre outras). 

A projeção é que no local possam ser realizadas 1,2 mil dessas cirurgias. Com isso, os hospitais estaduais poderão focar em procedimentos de média e alta complexidade.

Além do avanço para as esperas cirúrgicas, desafogando o serviços nos hospitais estaduais, o hospital municipal se destaca na realização de exames diagnósticos por imagem e laboratoriais com equipamentos próprios. 

A população terá acesso a endoscopia, colonoscopia, ultrassom e tomografia. Também será possível realizar exames laboratoriais e raio-x, permitindo avanço no tempo de espera, uma vez que esses procedimentos eram contratualizados anteriormente. 

A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar, mensalmente, 30 mil exames laboratoriais, cerca de 10 mil consultas, mais de 1.500 exames de radiodiagnóstico adulto e pediátrico, quase 800 exames de ultrassom, 400 cirurgias eletivas gerais e 800 cirurgias oftalmológicas.

Outro ponto em destaque é a UPA, com 1500 metros quadrados, a maior do município. São  consultórios, entre clínicos, pediátricos e odontológico. É dividida de forma especializada, com espaços específicos para atendimento clínico e pediátrico, proporcionando maior eficiência. 

A integração com o hospital permite fácil acesso aos exames laboratoriais e de imagem, contribuindo para resolução dos casos, diagnóstico e agilidade no início do tratamento. O local ainda possui salas de observação com leitos; área de medicação e farmácia com dispensário. 

O Multihospital conta com outras três novidades nos serviços públicos da Capital. O único Centro de Atenção Psicossocial 24 horas do município, focado em saúde mental a qualquer hora do dia e com estrutura de internação. 

O pioneiro Espaço Acolher Floripa para atender integralmente crianças, adolescentes, mulheres e população trans em situações de violência; a unidade reúne serviços de assistência, saúde e segurança pública (Polícia Científica e Polícia Civil) no mesmo lugar, evitando o deslocamento e a revitimização. 

A primeira Ótica Pública com oferta de óculos (lentes + armações) gratuitos para a população. 

Ótica Municipal é um dos serviços oferecidos

Ainda compõem o complexo, a Central de Material Esterilizado Centralizada e a Escola de Saúde Pública, ambos com gerência da Secretaria Municipal de Saúde. Também estará alocada no antigo aeroporto a 2ª Delegacia de Polícia da Capital com Sala Lilás. 

Funcionamento dos serviços e mobilidade

Neste domingo (2) às 7h, a Secretaria de Saúde deu início ao funcionamento integral da UPA do Multihospital, com todos os serviços oferecidos disponíveis à população. 

Nesta segunda-feira (3) , a partir das 7h, o hospital municipal começa a operar. As demais estruturas terão início nos próximos dias. 

O transporte público ganha uma linha de ônibus exclusiva para o Multihospital. A linha sai do Terminal de Integração do Rio Tavares (Tirio) e irá direto ao novo hospital, com saídas de 20 em 20 minutos nos horários de pico. 

Além disso, já existem outras seis linhas de ônibus que passam em frente ao Multihospital, saindo do Centro e do Rio Tavares. A 468 Tirio/Aeroporto via Carianos ganha 13 novos horários aos sábados e 11 aos domingos.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.