Vereadores de Forquilhinha solicitam informações sobre a manutenção da Barragem do Rio São Bento - Karina Manarin

Vereadores de Forquilhinha solicitam informações sobre a manutenção da Barragem do Rio São Bento

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou nesta semana  requerimento que solicita informações sobre os procedimentos adotados para fiscalização e manutenção da barragem do Rio São Bento, no sul do estado.

Câmara de Vereadores de Forquilhinha

O documento será encaminhado ao Governo do Estado, por meio da diretoria de Recursos Hídricos e Saneamento.

Conforme o vereador João Paulo Mariot (PP), autor do requerimento, o colapso de algumas barragens no Rio Grande do Sul com as fortes chuvas do último mês, também trouxe insegurança aos moradores que vivem nas proximidades da barragem no sul de Santa Catarina. “O governo deve informar como são feitas essas vistorias para os moradores ficarem mais sossegados em seus lares”, declara.

“Essa é uma preocupação existente até mesmo antes da tragédia climática que assistimos no Rio Grande do Sul. Também precisamos ter um plano para, caso aconteça algo fora do normal, as comunidades no caminho da barragem saibam o que fazer”, acrescenta o vereador Marcos Rocha Macedo (PDT).

O presidente da Câmara de Forquilhinha, Dinho Rampinelli (PL), informou que, em breve, uma audiência pública será realizada para tratar sobre o plano de contingência e prevenção das cheias.

Inaugurada em 2006, a barragem do Rio São Bento, no município de Siderópolis,  é considerada o maior reservatório de água da região, com um lago artificial de 450 hectares e capacidade de 58 bilhões de litros de água.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.