O presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, calcula a eleição de entre 90 e cem prefeitos do partido no pleito deste ano em Santa Catarina. O partido é o que elegeu o maior número de prefeitos em 2020. Foram 96 prefeitos.
Na entrevista que concedeu ao blog durante evento do partido em Criciúma nesta sexta-feira (7), Chiodini falou também sobre o cenário na cidade com a possibilidade de chapa pura ou composição. Caso não se concretize composição em majoritária com o pré-candidato a prefeito pelo PL, Ricardo Guidi, o MDB deve ter chapa na disputa deste ano em Criciúma.
O MDB mobilizou lideranças das regiões da Amrec, Amurel e Amesc. Nessas três regiões são 34 pré-candidatos a prefeito pelo partido, lançados na n noite de sexta-feira.
A mobilização teve participação também de líderes estaduais do MDB como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, deputado federal Valdir Cobalchini, presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputados estaduais Tiago Zilli e Volnei Weber, secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper, dos ex-governadores Eduardo Moreira e Paulo Afonso Vieira, ex-deputado federal Ronaldo Benedet, da ex-deputada Ada de Lucca, e do ex-deputado estadual e ex-secretário de edução de Santa Catarina Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro.
Leia a entrevista do presidente estadual do MDB:
Sobre o evento de mobilização do MDB em Criciúma:
São eventos que estamos percorrendo Santa Catarina, hoje uma data especial em Criciúma, casa cheia evento de trabalho onde apresentamos nossos candidatos apresentamos uma radiografia do momento pre eleitoral do MDB. Vamos usar os dias que antecedem as convenções para arrendador essa bola, ver onde podemos agir como diretório estadual, onde podemos contribuir e temos uma grande meta que é manter o MDBcomo partido que terá o melhor resultado nas eleições municipais de 2024
Qual a meta presidente. Quantos prefeitos eleitos?
Nós queremos ser o partido que mais faça prefeitos. Eu vou dar um chute em torno de 90 a 100 prefeitos. É a nossa meta e devemos atingir isso sim nas eleições de outubro.
Aqui em Criciúma o nome do Paulo Ferrarezi mas tem a possibilidade de vice de Ricardo Guidi, que é pré-candidato a prefeito pelo PL. Qual o encaminhamento para o partido em Criciúma?
O MDB de Criciúma fez um bom trabalho de construção. Tem uma chapa de vereadores completa muito superior a ultima eleição. Tem um bom pré-candidato a prefeito que é o Paulo Ferrarezi, um cara que tem o DNA do povo, dos bairros, do movimento social organizado e tenho certeza que ou nós fizemos uma boa composição, há conversas sim com o deputado Ricardo Guidi, vamos estar aberto a outras conversas ou vamos ter candidatura própria do MDB como sempre tivemos mas estaremos na majoritária e faremos uma boa eleição em 2024 em Criciúma, o que é muito importante na nossa reconstrução e fortalecimento do partido no estado.