PGE lamenta falecimento precoce de Procurador natural de Criciúma - Karina Manarin

PGE lamenta falecimento precoce de Procurador natural de Criciúma

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) lamentou profundamente o precoce falecimento do procurador do Estado Rogério de Luca. De Luca faleceu aos 62 anos amanhã deste sábado (8). Ele completaria 31 anos de atuação no órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina no dia 19 de julho.

Natural de Criciúma no sul do estado, ele estava lotado  na Procuradoria Fiscal (Profis), e atuou em grandes causas de interesse dos catarinenses, dentre elas a que estabeleceu um novo paradigma no creditamento do ICMS da energia elétrica que evitou prejuízos anuais de mais de R$ 1 bilhão ao Estado, além de ter integrado bancas de concurso. 

Rogério de Luca faleceu neste sábado.  Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

O procurador-chefe da área, Ricardo Gama, classificou-o como “o principal estudioso da evolução da jurisprudência tributária dos tribunais superiores”.

O procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, lamentou profundamente a perda.

“De Luca sempre foi um profissional dedicado, grande conhecedor do Direito Público, em especial do Tributário, que deu uma muito valiosa contribuição à Profis e à PGE. Sua falta, de forma abrupta, chocou a todos nós e será muito sentida. A par das qualidades técnicas e da dedicação profissional, tratava-se de um colega por todos estimado, pelas suas qualidades pessoais de convivência agradável, trato lhano,  destacado coleguismo e elevado espírito colaborativo”, destacou Vicari.

Rogério de Luca também contribuiu para compor a PGE/SC por meio da atuação nos concursos públicos realizados ao longo do tempo. Na última delas, em 2024, integrou a banca examinadora da prova de conhecimentos jurídicos e avaliação de tribuna do 10º concurso para a carreira de procurador do Estado, cuja lista de aprovados foi publicada recentemente.

Em entrevista concedida ao projeto “Memórias da PGE”, lançado durante as comemorações dos 40 anos da instituição, o procurador Rogério de Luca relembrou o convite para atuar como procurador-geral adjunto da PGE/SC – cargo exercido na gestão do ex-procurador-geral do Estado, Walter Zigelli (1999-2002).

“Recebi uma ligação dele, num final de ano, e me convidou para ir ao escritório dele. Conversamos sobre como estava a Procuradoria e até imaginei que o interesse dele era falar sobre a área tributária, mas não; ele me fez a proposta de ser o procurador-geral adjunto. Eu falei: claro, assumo o desafio”.

O sepultamento ocorrerá em Cricíuma, no sul de Santa Catarina, precedido de solenidade de despedida no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis. Em Criciúma o velório acontece a partir das 8 horas no Crematório Millenium co cerimônia de despedida marcada para mas 11 horas. 

“Os procuradores do Estado de Santa Catarina, servidores, terceirizados e estagiários da PGE/SC solidarizam-se com a família e amigos do procurador”, diz nota da PGE/SC.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.