A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu nesta semana o título de Cidadã Honorária do município de Treviso.
É o 11.º Título de Cidadã Honorária concedido a ela, uma das maiores lideranças de Santa Catarina.
Na Câmara de Treviso, a indicação foi do vereador Luciano Rubens Miotelli, pelos serviços prestados e às contribuições à educação superior e ao desenvolvimento social e cultural da região.
Luciano Miotelli (MDB), é presidente da Câmara de Treviso.
A sessão solene ocorreu na noite de terça-feira (11/06).
A reitora da Unesc é também Cidadã Catarinense. A honraria foi concedida em 2023 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Enfermeira de formação, Luciane está a frente da reitoria da Unesc há dois mandatos e fez grande transformação na Universidade não somente na ampliação física mas no aperfeiçoamento de cursos, pós graduação e atividades comunitárias.
Mas a Unesc não é a única função exercida por ela, uma liderança feminina exemplo para o Brasil já que é vencedora do Prêmio Mulheres da Ciência 2023, honraria concedida anualmente pela Câmara dos Deputados a três cientistas que se destacam por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.
Luciane também é presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), conselheira Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). além de vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.
“Receber este Título de Cidadã Honorária de Treviso, em uma cerimônia tão linda, é um momento especial para mim. Verdadeiramente, hoje Treviso recebe uma cidadã trevisana, porque envidarei os meus esforços para que esta cidade, que já é tão pujante, possa se desenvolver cada vez mais e se tornar um farol ainda maior na nossa região. Esta honraria me confere muito significado e motivação para que possamos contribuir com o desenvolvimento socioeconômico deste belo município”, enfatizou ao receber o título em Treviso.
Luciane Ceretta, é natural de Faxinal do Soturno/RS, tem ao todo 11 títulos de Cidadã Honorária. Entre os municípios, Criciúma, Içara e Treviso.