O deputado federal Nikolas Ferreira (PL), pode ter que indenizar Erika Hilton (PSOL), que o acusa de Transfobia e pede R$ 5 milhões na justiça. O motivo é que Nikolas defendeu a deputada federal catarinense Júlia Zanatta (PL), quando Erika proferiu ofensas a ela em meio a uma sessão na Comissão do Direito das Mulheres. Erika chamou Júlia de “Ultrapassada”,”feia”, “ridícula”e disse que a deputada precisava “hidratar o cabelo”.
A primeira visão, o fato pode até parecer “briga de quinta série”. O ponto crucial nesse enredo no entanto é a causa a que se propõem pessoas como Erika, que a todo momento acusa de transfobia mas pode atacar e ofender.
Imaginemos então se fosse a deputada Júlia a olhar para Erika Hilton e mandar hidratar o cabelo e chamasse de feia, ridícula ou ultrapassada? Quase certo que a deputada Júlia estaria junto com o deputado Nikola no mesmo processo e com a mesma acusação.
Em discurso no plenário da Câmara, a deputada Júlia citou inclusive a ministra dos direitos das Mulheres Cida Gonçalves, que saiu em defesa de Erika Hilton no episódio.
“ A ministra da mulher sai em defesa de quem? Da Erika Hilton. A Júlia Zanatta não existe para essa mulher. Eu nem sou considerada mulher para essa ministra”, enfatizou.
“Mas a causa trans parece que esta acima do direito das mulheres. Defendo que todas as pessoas sejam respeitadas mas essa pessoa não defende isso. Tanto que não é a primeira vez que agride, levanta a voz com mulheres aqui dentro dessa Casa. Então ora está ocupando um espaço de mulher para agredir outra mulher? Onde vamos chegar com esse absurdo?”, questiona a deputada Júlia Zanatta no vídeo.
Por último, Júlia Zanatta questiona o espaço das mulheres e o fato de não poderem se expressar em situações parecidas sob pena de serem processadas por homofobia.
“Não vou admitir essas ofensas e se for para frente esse processo contra o deputado NiKolas ficará provado que vida de mulheres não importam mais, o que importa é o movimento trans. O movimento trans tem deixado mulheres invisíveis e a ministra do Lula tem que cair porque se uma ministra da mulher não sabe o que é uma mulher ela não serve para estar implantando políticas públicas para as mulheres”, concluiu a deputada.