A nova sede da Câmara de Vereadores de Criciúma, assunto em pauta há pelo menos 20 anos, vai sair do papel na gestão do vereador Pastor Jair Alexandre (sem partido).
Ele está na presidência do Legislativo e dará o pontapé inicial para a obra na assinatura do edital de licitação, que acontece nesta quinta-feira na prefeitura de Criciúma.
A nova sede da Câmara será custeada pela prefeitura através do Finisa, Financiamento da Caixa Econômica Federal e será construída em terreno ao lado do Ginásio Municipal Antônio Orsi, que faz parte do complexo do Paço Municipal.
“Nós faríamos com recursos próprios mas ficou acordado que será feito com recursos de financiamento através da prefeitura. Com isso, os recursos que sobram da Câmara voltam para o caixa da prefeitura e podem ser utilizados em qualquer área na cidade”, explica o vereador Jair Alexandre.
O processo para a escolha da empresa que vai construir a sede do Legislativo tem prazo de 30 dias e se houver contestação serão mais 15 dias. Com isso, a previsão é que a obra inicie em agosto. O prazo para conclusão é de 30 meses.
A atual sede da Câmara, imóvel que pertence à prefeitura, está avaliado em cerca de R$2,5 milhões e deve ser colocado à venda. Atualmente, a Câmara tem gastos anuais de R$ 500 mil em aluguel no mesmo prédio, para comportar toda a estrutura.
A batalha por uma nova sede foi intensificada nos últimos anos com os presidentes Miri Dagostin, Roseli de Luca, Salésio Lima e Jair Alexandre.
No ano passado foi composta uma Comissão com entidades representativas da sociedade para buscar soluções.
O grupo de trabalho é formado pelo presidente do poder legislativo, Jair Alexandre (PL); pelos ex-presidentes, vereadora Roseli De Lucca, e vereador Salésio Lima; pelo arquiteto da Prefeitura Municipal de Criciúma, André de Lucca; por Alessandro Giusepe da Rocha, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon); André Luiz Santiago de Castro – presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Mauro Pedro Losso – presidente do Observatório Social de Criciúma; Valcir José Zanette – presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e por Adriano Klafke – presidente do Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri).
A assinatura do Edital de licitação para a construção da nova Câmara de Criciúma acontece nesta quinta-feira às 16:30 na sala de atos da prefeitura de Criciúma.