O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal (MDB), assume o governo de Santa Catarina em julho durante a viagem do governador Jorginho Mello a Portugal.
Falta definir se a posse de Nadal acontecerá no dia 7 de julho, um domingo, ou na segunda-feira 8 de julho, dia que o governador viaja. Jorginho retorna no dia 14 de julho.
Com isso, a presidência da Alesc fica com o deputado Maurício Eskudlark (PL).
Na agenda de viagem do governador, o fortalecimento de relações entre o estado e o país europeu, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia, turismo e comércio.
A comitiva catarinense será formada por secretários das pastas de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Turismo e Comunicação.
Entre os principais pontos da agenda estão encontros com líderes governamentais e empresariais portugueses, onde serão discutidas estratégias para promover o intercâmbio de conhecimento e inovação.
A comitiva catarinense vai conhecer o Sistema Integrado de Emergência Médica, o SIEM, que existe desde 1981 em Portugal, composto por um grupo de entidades que atua em conjunto para prestar assistência médica às vítimas de acidente ou doença súbita. Será realizada também uma visita à companhia TAP para traçar estratégias de promoção turística. A empresa passará a ter três voos semanais diretos entre os aeroportos internacionais de Lisboa e Florianópolis.
Ainda sobre o setor turístico, o governador e demais secretários irão analisar as melhores práticas do turismo religioso português, para promover aqui em Santa Catarina ações que potencializem essa vocação catarinense.
A comitiva também visitará um dos portos de Portugal, que é um grande hub mundial.
No esporte, será tratada a questão das ondas de Nazaré e Jaguaruna, a “Laje da Jagua”. O objetivo é consolidar essa parceria de localidades irmãs para a prática do surfe de grandes ondas.
Além dessas reuniões de trabalho, devem ser realizados também encontros na embaixada para melhorar as relações comerciais entre Santa Catarina e Portugal. As expectativas são de que as iniciativas e parcerias estabelecidas durante essa visita gerem benefícios a longo prazo, impulsionando o crescimento do estado em diversas áreas.