O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri deve ser candidato à reeleição pelo MDB na disputa eleitoral deste ano. O presidente estadual do MDB, deputado federal Valdir Cobalchini, esteve na casa de Fernando para análise do cenário pré-eleitoral.
A visita aconteceu nesta terça-feira (23) e a avaliação é que o prefeito não perdeu apoio de lideranças , do partido, de aliados e da comunidade em razão de sua prisão na Operação “Fundraising” no último dia 19 de junho. Fernando de Fáveri foi liberado da prisão no dia 18 de julho por decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mas continua afastado do cargo de prefeito.
“Em Cocal nosso candidato do MDB deverá ser o Fernando. Sentimos apoio grande do partido e dos partidos coligados. Ele não perdeu ninguém, manteve todos e é impressionante a solidariedade que ele tem recebido. Sentimos apoio muito grande a ele e então ele deverá ser o nosso candidato”, resumiu Cobalchini.
Em Cocal, o plano é reeditar a chapa encabeçada por Fernando de Fáveri com o vice-prefeito Erik Zeferino, do PL, atual prefeito em exercício, como vice na chapa. Ocorre que conforme a lei eleitoral, o vice que assumir como prefeito nos seis meses anteriores ao pleito eleitoral não poderia ser candidato a vice.
No caso de Erik, a avaliação é que o caso seria passível de interpretação já que ele esta como interino e não como titular. Diferente de Urussanga, onde houve renúncia do prefeito Luiz Gustavo Cancelier e o vice, Jair Nandi, assumiu como prefeito efetivo.