O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que hoje é uma das principais referências em administração pública do Brasil, estará em Blumenau nesta semana. Ele cumprirá agenda no Vale do Itajaí na próxima sexta-feira (2).
Filiado ao Novo, o governador de Minas Gerais promete fazer uma visita com caráter técnico em Blumenau, conversando com lideranças e candidatos do partido sobre política e administração pública.
Em Blumenau, o partido Novo tem o ex-promotor de Justiça, Odair Tramontim como pré-candidato a prefeito. O vice é Carlos Wagner (Aleão), do PSD. Os nomes foram homologados em convenções durante o último fim de semana.
A partir das 7h, Zema concederá entrevistas em emissoras de rádio para falar dos projetos bem-sucedidos e dos desafios à frente do Estado mineiro. Depois, às 8h, participará de um café da manhã no Restaurante Vila Germânica.
Em seguida, fará uma visita à Electro Aço Altona, no bairro Itoupava Seca, para conhecer a empresa que completa 100 anos de história em 2024, encerrando assim sua passagem pela cidade.
Natural de Araxá, cidade do interior de Minas Gerais, Zema é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Descobriu o valor do trabalho desde pequeno, ajudando o pai na empresa da família.
Iniciou sua trajetória profissional aos 11 anos. Foi cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente.
Em 1991, assumiu o controle das Lojas Zema e foi responsável pelo salto que levou a rede varejista de quatro unidades em Minas Gerais para 430 lojas nos estados de Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.
Naquela época já era possível perceber que Zema era um grande gestor. Em 2016, deixou o controle do grupo. Em 2018, se filiou ao Partido NOVO para se dedicar a uma nova missão: trabalhar por Minas Gerais.
No dia 28 de outubro, venceu as eleições com 71,8% dos votos válidos e entrou para a história por ser o primeiro governador brasileiro a se eleger sem coligações.
Nas eleições de 2022, foi reconduzido ao cargo como o governador mais bem avaliado. Entre os eleitores mineiros, 41% consideram o governo de Zema ótimo ou bom, segundo o Ipec.