Eleições 2024: Mais que Ricardo Guidi no Paço, Jorginho mira em Clésio Salvaro em Criciúma - Karina Manarin

Eleições 2024: Mais que Ricardo Guidi no Paço, Jorginho mira em Clésio Salvaro em Criciúma

O governador Jorginho Mello aterrissa em Criciúma na tarde desta sexta-feira (2), para agenda oficial de inauguração do novo ponto de atendimento do Detran e encerramento da primeira etapa da Operação Limpa Pátios. 

Após os compromissos, ele participa da convenção do PL que vai consolidar a candidatura de Ricardo Guidi a prefeito de Criciúma. A probabilidade maior é que o vice seja Acélio Casagrande, formando chapa pura do PL. 

Prefeito Clésio Salvaro e Governador Jorginho Mello

A atenção que o governador Jorginho dispensa para a campanha em Criciúma no entanto, mais que colocar Guidi no Paço Municipal a partir de janeiro de 2025, tem a ver também com a disputa eleitoral de 2026.

Jorginho mergulhou de cabeça no xadrez eleitoral de Criciúma, quando aos 45 do segundo tempo retirou Guidi do PSD e o filiou ao PL, tornando-o o principal adversário do candidato apoiado pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD).

O próximo passo foi a migração do então de secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande para a campanha de Guidi, e por último, a retirada do Republicanos da coligação encabeçada pelo PSD.

 Clésio Salvaro, consolidou-se como um dos maiores líderes políticos de Santa Catarina alcançando  80% de aprovação em sue mandato que teoricamente o credenciam para as eleições de 2026.

A ascensão de Salvaro teve base também em ideias prioritariamente defendidas pela direita, o que o identifica com o ex-presidente Jair Bolsonaro, principal mote de campanha de Jorginho Mello.

Clésio manifestou-se com tais ideais  não só com a gravação de vídeos defendendo-as, mas em ações concretas como quando demitiu um professor por “conteúdo inapropriado” e  instituiu o Hino Nacional e Municipal nas escolas. Isso para citar somente dois exemplos. 

Em 2022, Salvaro chegou a ensaiar a condição de candidato a vice-governador em possível chapa encabeçada pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues. 

Impor uma derrota a Clésio Salvaro nas eleições deste ano em Criciúma seria pelo menos em tese, enfraquecer um potencial adversário em chapa majoritária, para o pleito eleitoral de 2026, quando Jorginho será candidato à reeleição pelo PL. 

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.