A Rádio Som Maior divulgou nesta segunda-feira (12), a primeira pesquisa após a definição das chapas para a disputa eleitoral em Criciúma.
Os dados mostram o pré-candidato a prefeito pelo PL, Ricardo Guidi, liderando o cenário com 44,2% na pesquisa estimulada seguido pelo pré-candidato do PSD, Vaguinho Espíndola que tem 28,1% das intenções de voto.
Em terceiro está o pré-candidato do MDB, Paulo Ferrarezi com 6,9% seguido por Arlindo Rocha, do PT, com 6,3%.
Júlio Kaminski, pré-candidato pelo PP, tem 2,9% das intenções de voto enquanto Jorge Godinho (Solidariedade), tem 1,6%.
A margem de erro é de 3,9%.
Na pesquisa estimulada, os números apresentam-se como vantagem para Ricardo Guidi, que está 16 pontos a frente de seu principal adversário, Vaguinho Espíndola, mas indicam também tendência de disputa acirrada entre ambos na eleição de Criciúma neste ano.
Isso porque, Guidi é um candidato amplamente conhecido, com mandatos de deputado estadual e federal, secretário estadual de meio ambiente além de estar colocando o nome no cenário como candidato a prefeito desde o ano passado.
Mais que isso, Ricardo Guidi é conhecido no meio político em Criciúma já que é filho do ex-prefeito Altair Guidi e sua mãe, Sandra Guidi, que já ocupou inclusive a cadeira de senadora.
Por outro lado, Vaguinho tem história nos bastidores como técnico que alavancou projetos e obras para Criciúma mas, até seu nome ser anunciado como pré-candidato a prefeito no dia 26 de abril, não era amplamente conhecido na cidade. Tanto que entre suas primeiras ações de pré-campanha lançou o jargão : Quem é Vaguinho? .
Em pouco mais de cem dias após ser colocado no cenário como pré-candidato a prefeito, apresenta-se com percentual considerável no cenário.
A campanha inicia de fato no dia 16 de agosto já que os registros de candidaturas terão que ser concluídos até o dia 15.
A partir daí poderão ser medidos os percentuais de crescimento através de comparativo entre as pesquisas, o que pode confirmar ou não a tendência de disputa acirrada entre os dois principais candidatos a prefeito de Criciúma.
Espontânea
Além da pesquisa estimulada, o IPC avaliou os números da espontânea.
Nela Guidi também lidera com 32,2% seguida por Vaguinho com 21,1%. Arlindo Rocha tem 2,3%, Ferrarezi 2,3%, Júlio Kaminski 1% e Jorge Godinho com 0,5%.
Também aparecem os nomes de Acélio Casagrande com 0,8%, Toninho da Imbralit com 0,2%, Aldinei Potelecki com 0,2%, Clésio Salvaro 6,1%. O número de indecisos na espontânea é de 30,9%.
Chama atenção que na pesquisa estimulada o número de indecisos é de 4,7% e os que não votariam em nenhum dos nomes apresentados são 5,3%.
Na espontânea o percentual dos que não sabem em quem votar é de 30,9% e os que não votam em nenhum é de 2,1%.
A Rejeição:
A rejeição dos candidatos também foi alvo da pesquisa e a maior é do candidato do PT, Arlindo Rocha que tem 29,6% seguido por Ricardo Guidi com 8,7%.
O terceiro mais rejeitado é Júlio Kaminski, com 7,4% seguido por Paulo Ferrarezi com 7,1%.
Vaguinho tem 6,1% de rejeição enquanto Godinho tem 5,5%.
A pesquisa publicada foi realizada pelo IPC, Instituto de Pesquisas Catarinense nos dias 9,10 e 11 de agosto, com 622 entrevistas, tem margem de erro de 3,9%. O registro é SC07017/2024.
A pesquisa foi registrada no dia 6 de agosto estando apta a ser divulgada neste dia 12 de agosto.