Inclusão: Vaguinho apresenta Centro de Atendimento ao autista em Plano de Governo - Karina Manarin

Inclusão: Vaguinho apresenta Centro de Atendimento ao autista em Plano de Governo

O candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD, Vaguinho Espíndola, acrescentou em seu plano de governo um Centro de Atendimento ao autista. A proposta visa ao atendimento com equipe multiprofissional para aumentar a oferta de acolhimento, diagnóstico e acompanhamento especializado, além de levar  em consideração o suporte às famílias das pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista.

“É muito bom ver que o mundo está se preparando melhor para integrar o autista na sociedade. Mas e a família? Que passa a vida se dedicando a essa criança, que vira jovem, que vira adulto. Será que estamos dando o suporte e uma mão amiga? É pensando nela também, na família, que quero criar o Centro de Atendimento ao Autista de Criciúma”, ressalta Vaguinho.

Conforme o candidato a prefeito, o espaço oferecerá acolhimento, diagnóstico e acompanhamento especializado para crianças autistas, com enfoque em avaliação diagnóstica avançada, terapias personalizadas e integração sensorial, visando uma abordagem holística de suporte ao indivíduo autista e suas famílias. Tudo liderado por uma equipe multiprofissional composta por um neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e mais especialistas focados no autista desde o primeiro diagnóstico.

“Muitos outros candidatos têm falado sobre o tema, mas não colocaram isso como propostas em seus Planos de Governo, e nos raros casos em que colocam, focam apenas nos autistas, sem considerar o impacto dessa situação para as suas famílias. Nós pensamos além e nossa ideia é avançar ainda mais nesse tema em Criciúma, com um Centro especializado, na área central”, completa Vaguinho.

Atualmente, em Criciúma, a Administração Municipal já presta suporte às pessoas com Transtorno do Espectro Autista por meio de iniciativas próprias e convênios com entidades.
Além de atendimentos individuais com fonoaudióloga (no qual há certa dificuldade de agilizar a fila por falta de profissionais), psicólogas, fisioterapeutas e nutricionistas, o Governo de Criciúma conta com convênios com a APAE, para tratamento do suporte 3; com a Associação de Amigos do Autista (AMA), para tratamento do suporte 2 e com o Projeto “inTEgrAr”, para diagnóstico e terapia do adulto com suporte 1; e por meio da Unesc, com o Projeto “Abraço em Quem Cuida” e o Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.