O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), preso em operação do Gaeco na última terça-feira (3), foi aplaudido por populares que acompanharam o desfile do dia 7 de Setembro na cidade. O desfile deste sábado teve ainda uma homenagem ao Sargento PM, Davi Appel da Silva, assassinado nesta semana enquanto em serviço no centro da cidade.
A Solenidade foi realizada a partir das 8 horas na Rua da Gente, próximo ao Parque das Nações, uma das obras de Salvaro na cidade.
Na ocasião, o prefeito em exercício, Ricardo Fabris (MDB), destacou o espírito de união, patriotismo e confiança no futuro.
“A Fazenda Solar Nikola Tesla, é um exemplo de como Criciúma está investindo no futuro de forma sustentável, sempre com o objetivo de transformar a cidade em um modelo de inovação. Nesse espírito de união, de patriotismo e de confiança no futuro, conseguimos ou seguimos trabalhando para que nosso município continue avançando”, destacou o prefeito em exercício, Ricardo Fabris.
Os aplausos para Clésio Salvaro aconteceram após o discurso da Secretária de Educação de Criciúma, Alexsandra Stols Pelegrim, que citou o prefeito informando que “ele adora o 7 de setembro e é um apaixonado pela cidade e pelo Brasil”.
Populares que prestigiavam o evento levantaram para aplaudir.
Desfilaram quase seis mil representantes de unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e sociedade civil organizada.
Das 62 escolas da Rede Municipal de Ensino, foram mais de cinco mil participantes, entre alunos, professores e colaboradores.
A cerimônia iniciou com a chegada do prefeito em exercício, Ricardo Fabris e o hasteamento das bandeiras, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), em conjunto com alunos das escolas municipais de educação básica (EMEB) Carlos Gorini, José Giassi e Fortunato Brasil Naspolini, representando todos os estudantes da rede municipal.
Em seguida, o prefeito em exercício Ricardo Fabris, acompanhado do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC), Tenente Coronel Luciano Américo Fonseca de Souza, realizaram a revista à tropa.
As forças de segurança abriram o desfile cívico, e logo depois o público acompanhou a apresentação especial alusiva ao tema da Semana da Pátria deste ano, realizada pela Escola Municipal de Educação Básica Hercílio Amante.
O encerramento foi com a participação da equipe Multi institucional e Cruz Vermelha, que fizeram uma homenagem ao sargento da PM Davi Appel da Silva, que faleceu em serviço na última terça-feira (03).