A coligação “Criciúma Acima de Tudo”, encabeçada pelo candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD), realizou evento na noite deste domingo (29), alusivo ao Outubro Rosa. O evento aconteceu no Parque das Nações onde os candidatos reuniram apoiadoras para debater sobre a importância da prevenção, bem como a posição da chapa de apoio às causas do público feminino e de combate à violência contra a mulher.
Entre as mulheres presentes, uma presença ilustre: a professora Maria Dal Farra Naspolini, que já foi vereadora e vice-prefeita de Criciúma.
“Não podemos mais aceitar a velha política que não enxerga a mulher. Como nas famílias, homem e mulher têm que se completar também na política. Temos que nos posicionar, ser claras nas nossas posições e íntegras no que falamos, e é por isso que eu apoio a chapa de Vaguinho e Salésio”, reforçou.
Na oportunidade, tendo no combate ao câncer de mama o principal alerta do Outubro Rosa, Vaguinho ressaltou o quão necessário é o cuidado preventivo que as mulheres possuem com a saúde, uma prática que deve ser incentivada para todos.
“Nós, que somos homens e procuramos o médico apenas quando sentimos dor, deveríamos nos espelhar mais nas mulheres. E é por isso que nos reunimos neste domingo, com o intuito de reforçar este espírito de conscientização, mas também para ouvir os anseios dessas mulheres, que são fundamentais em seus lares e em toda a sociedade”, completou.
Na mesma linha, o candidato a vice-prefeito, Salésio Lima (PSD), destacou o papel essencial das mulheres e a necessidade de políticas públicas voltadas para este público. “Hoje, grande parte das mulheres é líder de suas famílias, elas trabalham e cuidam de tudo também em casa. Por isso, precisamos seguir trabalhando para que o poder público possa continuar oferecendo todo o suporte que elas precisam, no cuidado aos filhos com creches equipadas, no acesso à programas de saúde da mulher de qualidade e no amparo e garantia de segurança, por exemplo”, acrescenta.
PLANO DE GOVERNO
No Plano de Governo da coligação “Criciúma Acima de Tudo”, entre as principais propostas em prol das mulheres, estão a construção de um novo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) para atender o aumento de vítimas de violência, especialmente crianças, adolescentes, mulheres e idosos; bem como a implantação de um abrigo regional para mulheres vítimas de violência, em parceria com os municípios da Região Carbonífera.
Vaguinho e Salésio pensaram, ainda, no suporte às mães atípicas e trazem, como uma de suas propostas, a estruturação de um Centro de Atendimento ao Autista, oferecendo acolhimento, diagnóstico e acompanhamento especializado para crianças autistas, além de suporte às suas famílias.