Profissionais do Crea-SC realizam visita técnica ao Porto de Imbituba - Karina Manarin

Profissionais do Crea-SC realizam visita técnica ao Porto de Imbituba

O  programa “Porto de Portas Abertas” proporcionou uma visita técnica de profissionais do Crea-SC ao Porto de Imbituba, administrado pela SCPAR. O evento, que aconteceu em setembro,  reuniu especialistas da região Sul do estado e foi organizado pela diretora regional de Tubarão, engenheira civil Daniela Milanez Zarbato.

“Essa visita é uma oportunidade para discutirmos engenharia e compartilhar experiências do Crea-SC com toda a equipe portuária e com os profissionais que atuam aqui”, destacou.

Cerca de 50 profissionais participaram do evento, que também contou com a presença do presidente do Crea-SC, engenheiro civil Kita Xavier. “Estamos aqui para conhecer um pouco da movimentação portuária e reforçar com os profissionais o papel do Conselho na valorização da profissão”, afirmou.

Visita de representantes do CREA ao Porto de Imbituba

O senador Beto Martins, ex-prefeito de Imbituba e ex-secretário de Estado de Portos e Aeroportos, prestigiou a reunião e ressaltou a importância do setor portuário para o orçamento municipal. “Imbituba conta hoje com um orçamento de 370 milhões de reais para cerca de 50 mil habitantes. O Porto movimentará, somente este ano, 8 milhões de toneladas, consolidando a região como uma alternativa logística competitiva”, ressaltou. Martins também se colocou à disposição para discutir pautas relacionadas à área de engenharia.

O diretor-presidente da SCPAR, Urbano Lopes de Sousa Netto, e o gerente de Engenharia e Infraestrutura, engenheiro eletricista Luiz Gustavo Piucco, destacaram o papel da engenharia no Porto de Imbituba, que prevê um investimento de mais de 50 milhões de reais em obras em 2024. O Cais 3, a obra de maior investimento, permitirá a ampliação da capacidade de recebimento de embarcações e equipamentos de maior porte, com previsão de entrega para 2025.

*Origem do Porto de Imbituba*

O Porto de Imbituba foi construído pelos ingleses em 1880 para escoar a produção de carvão extraído nas minas na cabeceira do Rio Tubarão, transportada pela Estrada de Ferro Donna Thereza Christina.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.