Vaguinho Espíndola (PSD), foi eleito neste domingo para comandar a prefeitura de Criciúma pelos próximos quatro anos. Ele fez 52.423 votos, 49,33%. A diferença dele para o segundo colocado é de 11,61%. O vice-prefeito eleito é Salésio Lima (PSD)
Ricardo Guidi (PL), principal aposta do governador Jorginho Mello no estado, ficou em segundo, ao alcançar 40.088 votos, 37,72%
O terceiro colocado no cenário em Criciúma é Arlindo Rocha que teve 8.842 votos, 8,32%.
Em quarto lugar ficou o candidato do MDB, Paulo Ferrarezi com 2876 votos, 2,71%, seguido de Júlio Kaminski, com 1819 votos, 1,71%.
O candidato do Solidariedade, Jorge Godinho, teve 0,21%, o correspondente a 224 votos.
Após o resultado oficial, centenas de apoiadores de Vaguinho se reuniram na Rua da Gente, de onde saíram em carreata pela cidade.
Pouco antes, o prefeito eleito concedeu entrevista, onde afirmou que acredita receber a faixa das mãos do prefeito Clésio Salvaro (PSD).
Veja o que disse Vaguinho:
O sr venceu uma eleição que foi das mais disputadas dos últimos tempos. Seu sentimento:
Coração tranquilo, estou aqui com meu vice Salesio Lima. Eu não serei prefeito apenas daqueles que votaram em mim, serei prefeito de todos os criciumenses. Nesse momento agora peço que todos os que participam do processo eleitoral guardem suas bandeiras porque a partir de amanhã a nossa única bandeira é a cidade de Criciúma. Agradecer a toda a minha coordenação, à minha família, à família do Salésio Lima, ao deputado Júlio Garcia, ao presidente estadual do PSD, Eron Giordani, ao prefeito Clésio Salvaro e sua família pelo apoio. Em nenhum momento eu me senti desamparado. Em nenhum momento eu me senti sozinho. Foram eles com a Graça de Deus que nos trouxeram até aqui e será pela graça e temência de Deus que nós vamos também governar essa cidade
O sr acredita que vai receber ainda a faixa das mãos do prefeito Clésio Salvaro?
Eu acredito nas justiça dos homens mas acredito muito na justiça de Deus. E por essa justiça eu tenho a certeza que receberei as chaves das mãos do prefeito Clésio Salvaro.
O que o sr pensa em fazer quanto a estrutura administrativa da prefeitura? Há planos por exemplo para uma Reforma Administrativa?
Eu confio piamente nos técnicos da prefeitura. Nós temos agora no período de outubro até dezembro o fechamento das contas da prefeitura. Todos os profissionais que estão lá, todos eu conheço, desde a contabilidade até o controle interno passando pela procuradoria. Irei fazer com o prefeito Ricardo Fabris nesse primeiro momento agora uma visita para começarmos a alinhar juntos o fechamento das contas e aí sim começamos a alinhar juntos os planos para 2025.
O maior desafio da campanha:
Nós tínhamos dois desafios importantes: O primeiro era me tornar conhecido e o segundo que as pessoas entendessem que eu o Salésio Lima somos a sequencia do governo do prefeito Clésio Salvaro. O corrido com o prefeito Clésio Salvaro tratou desses dois assuntos. Então se havia um único tiro, uma única bala que o adversário precisava, esse tiro caiu no pé. Porque foi graças a tudo o que aconteceu e ao nosso trabalho que nós estamos aqui hoje referenciando essa eleição que é uma eleição da continuidade. É uma eleição da justiça e pela justiça.