Sessão na Alesc tem crítica à falta de manutenção em barragens - Karina Manarin

Sessão na Alesc tem crítica à falta de manutenção em barragens

“Não é hora de consultar, é hora de agir, é hora de fazer acontecer”. O deputado Napoleão Bernardes (PSD) se manifestou durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (10) com críticas à iniciativa do governo de abrir uma consulta pública sobre as barragens que estão sob responsabilidade do Estado, antes de investir na manutenção das estruturas atualmente em funcionamento.

Deputado Napoleão Bernardes . FOTO: Bruno Collaço/ Alesc

O parlamentar usou como exemplo a barragem de Ituporanga que está com duas comportas inoperantes, entre as cinco estruturas. “Já são 50 anos sem manutenção”, contestou Bernardes.

O deputado lembrou das fortes chuvas que atingiram o estado em outubro do ano passado, quando 195 municípios catarinenses decretaram situação de emergência. “Desses, 14 ficaram em situação de calamidade, 13 apenas no Vale do Itajaí.”

A Consulta Pública do Manual de Operações de Barragens foi lançada pela Secretaria de Estado da Defesa e Proteção Civil nesta segunda-feira (7). Com isso, o governo quer ouvir a opinião da população e de órgãos técnicos sobre a revisão e aprimoramento das diretrizes que orientam a operação das barragens sob responsabilidade do poder público. A consulta ficará aberta até o dia 8 de novembro, no site da Defesa Civil.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.