A deputada federal Júlia Zanatta (PL), protocolou um requerimento de informações e uma denúncia junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, por supostas interferências ideológicas na aquisição de blindados israelenses pelo governo federal.
A parlamentar solicita explicações sobre a suspensão de uma licitação de blindados, que teria sido barrada por “questões ideológicas”, conforme declarou o próprio ministro.
“Decisões de Estado não podem ser reféns de ideologias ou preferências pessoais. O Brasil precisa honrar seus compromissos e manter a integridade dos processos licitatórios, sobretudo em temas tão sensíveis como a segurança nacional”, justifica a deputada.
No requerimento de informação Nº 3607/2024, Zanatta cobra detalhes sobre a atuação do Palácio do Planalto na decisão e levanta questões cruciais sobre como essa interferência pode impactar as relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Israel, além de questionar possíveis precedentes de decisões semelhantes no atual governo.
Entre os pontos destacados no documento, a deputada quer saber quais são os grupos políticos que se opõem à aprovação da licitação e se a decisão envolve outros fatores além dos ideológicos, como econômicos ou estratégicos.
A deputada formalizou a denúncia à PGR, alegando que a atitude do ministro pode configurar discriminação contra empresas israelenses e um ato de antissemitismo. Para a deputada, a postura do governo “fere os princípios fundamentais da igualdade e da não discriminação”, violando a Constituição Federal.
Ela destaca que o antissemitismo, além de ser um crime de racismo segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser combatido em todas as esferas da administração pública.