O governador Jorginho Mello (PL), e o deputado Júlio Garcia (PSD), tiveram conversa reservada de mais de duas horas no último domingo (17).
Foi o segundo encontro entre os dois desde o fim das eleições municipais.
Nessa segunda conversa, entrou na pauta também a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa, que acontece em fevereiro. Jorginho sinalizou apoio à eleição de Garcia para a presidência.
Logo após o resultado das eleições deste ano, Jorginho Mello iniciou estratégias com vistas a sua reeleição e ensaiou a possibilidade de lançar um candidato para o comando da Alesc.
Nas conversas que teve com o MDB, partido que amplia sua participação no governo estadual, o governador pincelou também o assunto presidência da Alesc, que não foi levado adiante, pelo menos não com a firmeza necessária. Com isso, Jorginho poderia enfrentar mais uma derrota caso de fato investisse na ideia.
O deputado Júlio Garcia já declarou que pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos deputados em 2026.
Após sete mandatos, encerrar sua carreira como deputado estadual na presidência da Assembleia é um plano não explícito por ele, mas que seus apoiadores não escondem.
Sem o apoio de Jorginho, Júlio Garcia teria condições de alcançar os votos necessários para sua eleição, por seu espírito conciliador e por sua história na Casa, onde já foi presidente por três vezes.
Com apoio de Jorginho, o deputado poderá novamente ser eleito por unanimidade para comandar pela última vez a Assembleia Legislativa de Santa Catarina até 2026.