A prefeita eleita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi (PP), é a primeira mulher na história do município a ocupar o cargo. Na entrevista exclusiva que concedeu ao blog, ela antecipou alguns planos para a cidade como a construção de um Parque no Caravaggio. Ângela também informou que pretende ampliar a área de turismo na cidade com foco no Turismo Rural, destacando paisagens naturais e que o município de Nova Veneza vai retornar à Amrec. A prefeita eleita também antecipou que o PL vai faezr parte de seu governo.
Veja a entrevista na íntegra:
Era um sonho ser prefeita?
Era um sonho ser prefeita…
Desde quando? Quando começou esse interesse pela política?
Começou lá pelos 15 anos quando um dia o Evandro Gava disse: um dia tu vais ser política ali na nossa cidade.
E nesse período, a sra já tinha um partido?
A gente sempre acompanhou o PP né? O pai, o tio Valter. O Valter foi cabeça de muitos acontecimentos. Hoje se fala muito no mar vermelho, que foi na época do Genésio, encabeçado pelo Valter então a família sempre foi envolvida na política. Muito. Mas nunca a frente. Pelos negócios, e quando a gente entra a gente vê que realmente não tem como conciliar tudo, tu precisas abrir mão para poder fazer, dar o teu 100% na política. E naquela época, alguém viu que eu tinha um potencial e eu pensei: será? E a gente sempre foi muito envolvido com a comunidade: o pai, a mãe, o Leandro quando nos casamos que ele foi pra Veneza, sempre se envolveu também com a comunidade, em ajudar e participar. E nós sabemos que a política em sua essência é aquilo que muda a vida de todo mundo. Para melhor ou para pior. E com tudo o que acontece no país e no mundo a gente pensa: puxa, tinha que mudar, tinha que ser diferente…
Nesse sentido, quais os seus planos? Por onde começa? Qual a primeira atitude depois de tomar posse?
Primeiro é trazer um governo mais humano.
De que forma?
No tratar as pessoas, estar em contato com as pessoas, dar oportunidade para as pessoas , pensar em obras que também tragam qualidade de vida para as pessoas e aí eu te digo já passou do tempo de Nova Veneza ter um parque para nós, para a qualidade de vida.
Um Parque no estilo dos que temos em Criciúma?
Isso. Nós não temos isso em Nova Veneza. Temos espaços arborizados mas não temos um espaço para poder caminhar, levar as crianças para brincar..
E a sra ją está levando adiante esse projeto?
Sim, nós já temos emenda do deputado Júlio Garcia para destinar para o parque, o primeiro vai ser no Caravaggio, já tem uma conversa para ver o espaço desse parque.
Nova Veneza tem um nicho que começou com a vinda da gôndola, que é o turismo. Como a sra vai trabalhar essa questão no município?
Nós precisamos sair da gôndola, sair da Praça. A gôndola já está aí há quase vinte anos e nós precisamos de algo a mais que a gôndola . Então eu digo que as maiores belezas de Nova Veneza estão escondidas. Então voltamos a falar de contato, de pessoas e aí falamos no turismo rural.Isso está muito forte hoje em dia, as pessoas estão procurando sair das grandes cidades, da tecnologia de dentro de casa, estar em contato com a natureza pela qualidade de vida e nós temos 30 cachoeiras em Nova Veneza. Então precisamos explorar isso. Fazer o manejo dessas trilhas, conversar com as pessoas sobre a passagem pelas propriedades, mostrar que elas podem ter uma renda extra e que vai ter apoio da prefeitura para isso. Nova Veneza tem muito ainda a andar quando se fala em turismo.
A sra terá um secretário de turismo para tratar disso?
Nova Veneza hoje tem uma pasta que engloba a cultura, o turismo e o esporte. Então nós pretendemos ter um secretários de uma das pastas e aí os diretores que vão englobar tudo isso.
A sra vai fazer uma Reforma Administrativa?
Essa questão do turismo já tem. Já funciona dessa forma. Mas a gente vê que é necessário quando a gente precisa por exemplo, alguém de tecnologia, de TI dentro da prefeitura. Que cuide de sistema, que cuide de armazenagem.
Seria um Secretário de Tecnologia?
Não, nós estamos estudando como vamos fazer, da melhor forma, para não pesar em questão de Folha, mas que tenhamos esse serviço garantido. Que não fique dependendo de chamar terceiros para qualquer serviço que precise ser feito. Então, algumas coisas precisam ser revistas, assim como o Plano Diretor. É muito tempo do mesmo. O mundo já mudou, as coisas já mudaram, as necessidades são outras.
Quantas secretarias tem hoje e o que a sra pretende fazer?
Hoje são nove secretarias, tem uma secretaria da Juventude, que não está em funcionamento mas foi criada e a gente pretende iniciar aos poucos. As pastas aos poucos.
O que a sra nomeia primeiro?
Primeiro tem que ter Administração e Finanças e Educação, que já inicia o ano letivo.
A sra ją tem os nomes?
Temos algumas pessoas conversadas e na próxima semana pretendemos apresentar os nomes e os currículos dessas pessoas que estarão a frente das pastas.
Existe uma informação que a sra leva o PL para o governo, apesar de o partido não ter estado oficialmente coligado…
Não é nem trazer o PL. É manter eles com a gente. Eles não estiveram na coligação por questões burocráticas mas eles estiveram nos apoiando durante a campanha então provável, eles têm bons nomes, assim como o PSD e o MDB têm bons nomes para estarem na administração sim.
O Aroldinho é um nome?
Não foi um nome sinalizado pelo partido. Isso é uma questão deles. O que ficou acordado com todos os partidos é que nomes são sugeridos mas o critério, o aval, é da Ângela. A administração é da Ângela então tem que ser de acordo com aquilo que nós pretendemos fazer, esse novo capítulo para Nova Veneza.
A sra leva algum vereador para o secretariado? A sra conversou com alguém?
Até o momento não. Nós aproveitamos esse período para a transição, com algumas demandas muito importantes como a continuidade de alguns contratos e de alguns serviços. Sabemos que é um período extremamente importante, onde essas emendas são destinadas, então nós precisávamos também focar nisso para poder iniciar o governo uma vez que estaremos entendendo e sabendo a real situação da prefeitura quando estivermos lá. Então essas emendas serão de grande importância para nos ajudar principalmente o primeiro ano, que é um ano mais difícil, de arrumar a casa, dar a cara da Ângela e do Edésio à prefeitura. Nós já temos aí quase R$ 5,5 milhões emendas garantidas para Nova Veneza.
Emendas de deputados estaduais?
Isso, emendas de deputados estaduais.
Nova Veneza volta a fazer parte da Amrec?
Com certeza. Já estivemos conversando com o Sandro, que hoje está como diretor da Amrec, conversamos com todos os prefeitos , já estivemos em alguns eventos e na próxima semana participaremos de mais um que é sobre as Parcerias Público Privadas. Sempre falei bem do setor privado assim como o Edésio, acho que isso é um grande desafogo para a prefeitura e além disso é qualidade de atendimento de serviço para a população. Então, tem que ser bom para todo mundo. Eu vejo as PPS dela forma e nós temos uma conversa muito boa com os prefeitos, inclusive de fortalecer a Amrec. Nós falamos de turismo. Para mim é essencial que Siderópolis, Morro da Fumaça, Criciúma, só para citar alguns exemplos, também cresçam nesse setor. Porque as pessoas ao invés de ficar dois dias vão vir e ficar uma semana. Então nós precisamos voltar àquela idéia de fortalecer a região e pensar em conjunto. E vai ser.
A sra esteve em Brasília nesta semana, participou de um evento da CNM. A sra esteve também no Palácio do Planalto. Qual o balanço dessa sua visita a Brasília?
Um balanço muito positivo. Primeiro de poder conhecer a CNM, de ter contato com o presidente e todas as pessoas que fazem, o atendimento e conhecer tudo o que eles têm disponível e o suporte que podem dar para nós dentro da prefeitura então foi muito importante. Foi um evento onde muita coisa ficou melhor explicada e onde aconteceram muitas trocas entre prefeitos, o que é muito importante para clarear ideias, ter suporte e saber que não estamos sozinhos.Com a CNM é muito mais fácil.
A sra tem o PP, MDB, PSD e PL como partidos de situação. Como será distribuído na estrutura da prefeitura, todos terão secretários?
Todos terão secretários até porque todos têm pessoas capacitadas para estarem ali, então todo mundo terá a sua vez com certeza mas aquilo que eu coloquei anteriormente, dentro do crivo.
E a sra não pode adiantar um nome que já passou pelo crivo?
Semana que vem eu pretendo anunciar.