O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri (MDB), retorna à chefia do Executivo da cidade nesta terça-feira (3). Ele estava afastado da função pública em função da Operação “Fundraising”.
O prefeito ficou por 29 dias no Presídio Santa Augusta e foi liberado em 18 de julho com medidas cautelares, entre elas o impedimento de voltar ao cargo
Nesta segunda-feira (2), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina revogou as cautelares. Com isso, o prefeito, que concorreu à reeleição mas não alcançou êxito, vai terminar o mandato.
Fernando de Faveri postou vídeo nas redes sociais na noite desta segunda-feira (3).
“Eu sempre disse que acreditava na justiça, e que a mesma justiça que me tirou o mandato iria me devolver. E assim será todo esse processo, porque eu sou absolutamente convicto da minha inocência.Essa decisão que tardou mas não falhou contribuiu para que nossa gestão que vinha transformando Cocal do Sul fosse interrompida”, disse em um trecho da gravação.
A Operação “Fundraising” foi deflagrada em setembro de 2023 e investiga supostos ilícitos praticados contra a administração pública como desvios de recursos e fraudes em licitações.
A segunda fase aconteceu em 19 de junho de 2024 com o cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, entre eles o do prefeito Fernando de Fáveri, cinco de suspensão do exercício das funções públicas e 63 de busca e apreensão em municípios catarinenses, no Rio Grande do Sul e na Capital Federal (Brasília/DF).