A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) elegeu por unanimidade, nesta terça-feira (03), a nova diretoria para o biênio 2025/2026. O deputado federal Pedro Lupion (PP/PR), produtor rural e empresário ligado ao cooperativismo, foi reconduzido ao cargo de presidente.
Além de Lupion, também foram eleitos os novos diretores setoriais da FPA. Entre eles, o deputado catarinense Rafael Pezenti (MDB), que assumirá a Diretoria de Meio Ambiente.
Pezenti foi indicado por lideranças de diferentes siglas partidárias após sua atuação destacada no Parlamento, onde acabou se tornando uma das principais lideranças na defesa do pequeno e médio produtor rural do país.
“Estou muito feliz e honrado por receber essa missão de tanta responsabilidade. Vamos trabalhar muito para desmentir alguns mitos e discursos xiitas de lideranças e entidades que costumam propagar inverdades a respeito da produção agropecuária brasileira”, destacou.
O parlamentar lembrou também que no próximo ano, será realizado em solo brasileiro o mais importante evento internacional sobre o clima. O Brasil será sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas (COP-30), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém, no estado do Pará.
Para Pezenti, uma chance ímpar ao país. _“Os olhos do mundo estarão voltados ao Brasil e às nossas questões ambientais. É um excelente oportunidade para mostrar que temos uma das legislações ambientais mais rigorosas e restritivas do planeta e que a agricultura é a atividade que mais preserva o meio ambiente”,_ enfatizou.
A FPA reúne 340 parlamentares entre deputados e senadores e é considerada a bancada mais importante e influente dentro do Congresso Nacional.